As células precisam se comunicar entre si para cumprir 4 tarefas. Quais são elas
e como ocorre essa comunicação?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Tipos de comunicação celular
a) por contato direto. b) por sinalização parácrina (em curta distância) c) endócrina (em longa distância) d) autócrina (emissão e recepção ocorrem na mesma célula).
Explicação:
Para que a homeostase seja garantida da melhor forma possível, as 75 trilhões de células que compõe os órgãos e os tecidos devem se comunicar entre si de maneira harmoniosa e rápida para que as informações sejam transmitidas e as funções normais do corpo sejam realizadas.
Como parte do mecanismo de comunicação celular, as células transmitem sinais umas para outras. Basicamente, existem dois tipos principais de sinais fisiológicos, os sinais elétricos e os sinais químicos. Os sinais elétricos acontecem a partir de mudanças no potencial de membrana das células. Por sua vez, os sinais químicos são resultado de moléculas secretadas pelas células mediante ao líquido extracelular. As células que recebem esses sinais são conhecidas como células-alvo. Os sinais químicos são os mais comuns, acontecendo com maior frequência.
Os processos de comunicação das células podem ser divididos de duas formas, a comunicação local e a comunicação de longa distância. A comunicação local é constituída pelas junções comunicantes, sinais que dependem do contato de uma célula com outra e substâncias químicas que usam o líquido extracelular para exercer a ação em células próximas. A comunicação de longa distância utiliza o mecanismo de combinação de sinais químicos e elétricos que são transportados pelas células nervosas e sinais químicos conduzidos pelo sangue. Algumas células podem utilizar tanto a comunicação local quanto a comunicação a longa distância.