As células podem morrer de dois modos: pela atividade de um agente ambiental (lesão ou produtos químicos) ou por apoptose. No primeiro modo, a célula incha (a membrana não controla mais a entrada de água e íons), arrebenta é o seu conteúdo se esvazia. Nesse caso, ocorre uma necrose, e a região onde ela acontece fica inflamada. A apoptose tem grande relação com os lisossomos, pois essas organelas liberam as enzimas digestivas as quais fazem com que a célula se autodestrua. Em seguida, a célula é fagocitada por macrófagos. Nesse caso, não há reação inflamatória. Com relação à apoptose celular, responda:
A) Qual a importância desse processo para o equilíbrio do organismo?
B) Mencione exemplos de apoptose durante o desenvolvimento embrionário dos anfíbios (rãs e sapos) e dos seres humanos.
Soluções para a tarefa
A apoptose é um processo ordenado em que o conteúdo da célula é compactado em pequenas embalagens membranosas, para que as células imunológicas coletem os resíduos. Sua importância radica em que esse processo remove as células durante o desenvolvimento, mata as células infectadas por vírus e potencialmente cancerígenas, mantendo assim o equilíbrio do organismo.
A apoptose é uma maneira geral e conveniente de matar células que não devem mais fazer parte do corpo. Em muitos organismos, a morte celular programada é uma parte normal do desenvolvimento.
No caso do desenvolvimento humano desempenha um papel fundamental, por exemplo, durante a gestação as mãos e pés são um bloco de tecido, com o apoptose esse bloco é esculpido, formandos os dedos.
Você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/24890680