As células pancreáticas humanas obtêm O2 e outras moléculas necessárias como a glicose, aminoácidos e o colesterol do seu ambiente e liberam o CO2 como lixo metabólico. Em resposta aos sinais hormonais, as células secretam enzimas digestivas. Elas também regulam concentração de íons por meio de trocas com seu ambiente.
Com base no conhecimento da estrutura e função da membrana plasmática, escreva um texto suscinto que descreva como as células realizam essas interações com seu ambiente.
Soluções para a tarefa
As moléculas dos gases O2 e CO2 adentram no meio intracelular por difusão simples, assim como a entrada e saída de moléculas de água e íons (como Ca2+, Na+, Cl-) a favor do gradiente de concentração. Também adentram por difusão simples algumas moléculas simples e liposolúveis como ácidos graxos.
A retirada ou entrada de íons contra o gradiente de concentração se dá por transporte ativo, através de proteínas localizadas na membrana, havendo gasto de energia atrádes do gasto de ATP.
A entrada de glicose e aminoácidos nas células se dá por difusão facilitada, não havendo necessidade de gasto de energia, porém fazendo uso de proteínas na membranas que atuam como canais específicos.
Há proteínas chamadas receptores nas membranas das células que ao se ligarem ao hormônio correspondente desencadeiam alguma reação química no interior da célula.
Por fim, a secreção de enzimas digestivas e outras substâncias se dá. geralmente, através de vesículas provenientes do Complexo de Golgi que vão até a membrana e se fundem a ela, liberando seu conteúdo no meio extra celular.