Química, perguntado por fernandeshellenolive, 10 meses atrás


As células musculares esqueléticas caracterizam-se por serem capazes de alterar seu metabolismo conforme a disponibilidade de oxigênio. Quando existe um suprimento adequado de oxigênio, essas células são capazes de realizar glicólise aeróbica, utilizando a fosforilação oxidativa como principal via produtora de ATP. Na ausência de oxigênio, o piruvato é convertido a lactato, caracterizando um processo anaeróbico de oxidação de glicose; nesse caso, dizemos que a fosforilação ao nível de substrato é a principal via produtora de ATP. Sendo assim, analise as afirmações abaixo:

I. A fosforilação oxidativa é um processo altamente dependente da cadeia de transporte de elétrons, mas não da presença de oxigênio.

II. A fosforilação ao nível do substrato ocorre na ausência da cadeia de transporte de elétrons, mas também requer a formação de um gradiente de prótons.

III. Os desacopladores impedem que os prótons retornem à matriz mitocondrial por meio da bomba ATP – Sintase, consequentemente, não há a síntese de ATP.

IV. Uma das funções atribuídas à cadeia de transporte de elétrons é o bombeamento de prótons para o espaço intermembranas para que eles sejam utilizados para a síntese de ATP ao retornarem à matriz mitocondrial.

V. Além da criação do gradiente de prótons, a cadeia de transporte de elétrons também é responsável pela redução das coenzimas.

São consideradas afirmações corretas:
Escolha uma:
a. II, III e IV
b. I, III e V
c. II e IV
d. III, IV e V
Limpar minha escolha
Questão 2
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Assinale a alternativa que melhor descreve o papel da carnitina no metabolismo de ácidos graxos.
Escolha uma:
a. A carnitina é responsável pela passagem de ácidos graxos da mitocôndria (sítio de reserva) para o citossol (sito de degradação) durante o exercício físico
b. A carnitina inibe a degradação do glicogênio muscular para que ele possa ser utilizado apenas para a manutenção da glicemia
c. A carnitina auxilia na mobilização dos ácidos graxos do espaço intermembrana para a matriz mitocondrial, onde ocorre a degradação desse composto, em consequência da membrana interna da mitocôndria ser impermeável ao Acil CoA
d. A função da carnitina é remover os carbonos da cadeia acila do ácido graxo, aumento da velocidade de formação de ATP

Soluções para a tarefa

Respondido por vivialbuquerque35
1

Resposta:

letra V

última D eu acho

Respondido por janainarl65
8

Resposta: Letra D. III, IV e V.

Letra C. A carnitina auxilia na mobilização dos ácidos graxos do espaço intermembrana para a matriz mitocondrial, onde ocorre a degradação desse composto, em consequência da membrana interna da mitocôndria ser impermeável ao Acil CoA.

Explicação:

Perguntas interessantes