Biologia, perguntado por mariazevedo20, 1 ano atrás

As células eucariotas são células organizadas, formadas por compartimentos internos chamados de organelas. Estas desempenham funções importantes e são responsáveis pelo bom desempenho das células, por exemplo, as células do intestino, que apresentam projeções da membrana plasmática, formando as microvilosidades. As microvilosidades aumentam a superfície de contato e absorvem mais os nutrientes que se encontram na luz do intestino. Os microtúbulos, juntamente com outros filamentos do citoesqueleto, formam um arcabouço que dá forma e sustentação à célula. Também são responsáveis pelos movimentos celulares e pela condução de moléculas para dentro e para fora das células. Algumas células animais possuem flagelos, cuja função é a locomoção. No retículo endoplasmático rugoso ocorre a síntese de proteínas. A organela denominada de lisossomo armazena enzimas importantes para o metabolismo de várias moléculas e também digere fragmentos de outras organelas ou de células que foram mortas, por exemplo, uma bactéria. Para que tudo funcione bem dentro da célula, é necessário energia. A organela responsável pela produção de energia é a mitocôndria. Esta possui material genético próprio (DNA) e é responsável por algumas características genéticas. Algumas pessoas apresentam doenças relacionadas às organelas. Seu desafio será relacionar as doenças a seguir com alterações das organelas: 1) Esta doença causa disfunção muscular e metabolismo energético muito elevado. As células musculares esqueléticas são muito sensíveis aos defeitos desta organela. Causa queda das pálpebras superiores e, posteriormente, dificuldade em deglutir, ocasionando, também, fraqueza dos músculos inferiores. É uma doenças hereditária causada por mutações no DNA e é de herança exclusivamente materna. 2) Esta doença provoca infecções crônicas do trato respiratório, como sinusites e bronquites, podendo levar à esterilidade masculina por falta de motilidade dos espermatozoides. ​​​​​​​3) Esta doença é causada pela deficiência ou ausência total de uma enzima que deveria ser produzida e armazenada dentro de uma organela. A deficiência desta enzima interfere na metabolização de gorduras, causando seu acúmulo no interior da organela deficiente. Este acúmulo leva ao mau funcionamento dos órgãos como rins, fígado e coração.

Soluções para a tarefa

Respondido por Harryx1
29

1 - A doença  é chamada de Miastenia, conhecida por ser autoimune, que interfere em alguns do compostos da placa motora incumbida de estimular o nervo que causa a contração muscular. Lembrando que não é apenas uma herança unicamente herdada da mãe;

2 - Já essa doença é conhecida por ser bastante rara e seu nome é Síndrome de Kartagener, também chamada de Discinesia Ciliar Primaria. Ela faz com que o enfermo tenha Situs inversus, Bronquiectasia e Sinusite. E sim, ela pode levar a infertilidade pois os espermatozoides acabam não conseguindo se transportar pelo canais presentes no testículos.

3 - Essa aqui é uma doença de caráter genético é chamada de Doença de Fabry e que também é passada pelos seus antecessores.  O que acontece nessa doença é o acumulo de GB3 nos lisossomos.

Respondido por antoniopedro2284
1

A partir das doenças descritas, que são causadas por falhas que nas células eucariotas, podemos concluir:

  • Doença 1: Causada pelas mitocôndrias;
  • Doença 2: Mutações que afetam cílios e flagelos;
  • Doença 3: Resultado de falhas nos lisossomos.

Doenças Causadas por Falhas nas Células Eucariotas

Doença 1

A partir do que foi descrito, podemos concluir que a primeira doença é causada por reações que acontecem nas mitocôndrias.

Essa doença é chamada de Miopatia Metabólica, que além das mitocôndrias, pode ser resultado do metabolismo de carboidratos, lipídios ou no ciclo nucleotídeo purina.

A Miopatia Metabólica causada pelas mitocôndrias, é uma doença de herança materna, pois todas as mitocôndrias embrionárias são originadas do óvulo, ou seja, as mitocôndrias embrionárias possuem o mesmo material genético mitocondrial materno.

Doença 2

A doença descrita é resultado de mutações que afetam o desenvolvimento de estruturas celulares responsáveis pela locomoção (cílios e flagelos).

Um exemplo de célula afetada é o espermatozoide que se locomove através de flagelos. Quando esse tipo de mutação acontece, as proteínas que formam o flagelo são afetadas, com isso, toda locomoção da célula é prejudicada, podendo assim, levar a infertilidade masculina.

Outro exemplo de dano causado por esse tipo de mutação, é o que acontece na via respiratória. O trato respiratório é formado por cílios que fazem a filtração do ar que está sendo inalado. Ao sofrer a mutação, os cílios terão sua mobilidade afetada, fazendo com que os eles não consigam exercer sua função, desta forma, o indivíduo pode desenvolver uma série de problemas respiratórios.

Doença 3

A partir da descrição feita, podemos concluir que a última doença é causada pelos lisossomos, que são organelas responsáveis por fazer o armazenamento de enzimas celulares.

Quando os lisossomos são afetados pode ocorrer um erro liberação de enzimas responsáveis por fazer a metabolização de uma série de processos celulares. Com a baixa quantidade de enzimas disponíveis, o corpo começa a acumular substâncias no meio intracelular.

Doenças cardíacas causadas pelo excesso de gordura é um exemplo de doença causada por falhas nos lisossomos. Quando os lisossomos não liberam a quantidade correta de enzimas, os lipídios que não são metabolizados são armazenados nas células cardíacas, podendo afetar no funcionamento do órgão.

Para aprender mais sobre doenças celulares, considere acessar: https://brainly.com.br/tarefa/40294244

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes