As células apresentam d.d.p. (diferença de potencial) entre seu meio interno (intercelular) e externo (extracelular). Esse fenômeno é conhecido como potencial de membrana, existente sob duas formas: o potencial de repouso e o potencial de ação. O potencial de ação consiste em uma variação brusca do potencial de membrana, provocada por um estímulo, nas chamadas células excitáveis. Marque a alternativa que cita cronologicamente as fases do potencial de ação da membrana plasmática.
Hiperpolarização, despolarização, pico de ação, repolarização.
Despolarização, pico de ação, repolarização, hiperpolarização.
Repolarização, hiperpolarização, despolarização, pico de ação.
Despolarização, hiperpolarização, pico de ação, repolarização.
Pico de ação, despolarização, repolarização, hiperpolarização.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Hiperpolarização, despolarização, pico de ação, repolarização.
Explicação:
A alternativa que apresenta, cronologicamente, as fases do potencial de ação da membrana plasmática é Despolarização, pico de ação, repolarização, hiperpolarização.
O que é potencial de ação e quais são suas fases?
O potencial de membrana se caracteriza pela diferença de potencial existente entre os meios intra e extra celulares. As variações que ocorrem nesse potencial de membrana são chamadas de potencial de ação, que transmitem, inclusive, sinais nervosos.
Nesse sentido, o potencial de ação é precedido por um estado de repouso da membrana, onde a mesma se encontra polarizada (presença de potencial negativo).
Assim, após o estado de repouso a membrana é despolarizada devido a sua permeabilidade a um grande fluxo de íons de sódio cuja carga é positiva.
Em seguida, esses canais de sódio se fecham, enquanto os canais de potássio se abrem, havendo uma difusão de íons de potássio no exterior. Desse modo a membrana é repolarizada e volta ao seu estado de repouso (negativo).
Por fim, graças a demora no fechamento desses canais a membrana se torna hiperpolarizada, estando mais negativa do que em seu estado de repouso. Assim, esse estado só é modificado quando os canais se fecham e a célula consegue retornar ao potencial de repouso.
Por isso, conclui-se que, cronologicamente, as fases do potencial de ação da membrana plasmática são Despolarização, pico de ação, repolarização, hiperpolarização.
Aprenda mais sobre os potenciais de ação e de repouso da célula:
https://brainly.com.br/tarefa/21993284