as causas do pioneirismo ingles na revolução industrial
Soluções para a tarefa
- Cercamento de terras, que expulsou camponeses do campo, gerando mão de obra barata nas cidades e êxodo rural. Os donos dessas terras passaram a focar o espaço para criação de ovelhas, vendidas na manufatura.
-Atos de navegação: monopólio inglês sobre o comércio marítmo, gerou acúmulo de capital, assim como a Revolução Gloriosa, que colocou a burguesia no poder.
Resposta:
Dentre os motivos que levaram ao pioneirismo inglês durante a revolução industrial, destacam-se: Acúmulo de capitais, a utilização de energias naturais, a política de cercamentos e as novas invenções técnicas no período.
Nesse sentido torna-se válido salientar, o acúmulo de capitais havia se dado pelo monopólio comercial durante a Expansão Marítima, através do seguimento de ideais mercantilistas. As fontes de energia sendo carvão e ferro vinham de grandes minérios presentes no território. Enquanto a política de cercamentos foi responsável pela grande quantia de mão de obra disponível; Dentre as técnicas que valem ser ressaltadas, a invenção da máquina a vapor possibilitou grande aumento na produção e na urbanização da Inglaterra.