As características sociodemográficas dos usuários de drogas na região da Cracolândia, indicadas pelo levantamento realizado sob a Coordenadoria de Políticas sobre Drogas e a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, em 2017, apresentam dados importantes, inclusive quando comparados aos levantados em 2016. Neste ano, o levantamento constatou que a população entrevistada era 79,4% masculina, 16,8% feminina e 3,7% transgênero; 48,6% não recebiam nenhuma renda; quanto à escolaridade 46,7% e 14,9% possuíam, respectivamente, o Ensino Fundamental Incompleto e Completo. Em contrapartida, em 2017, constatou-se que 63,3% da população entrevistada era masculina, 34,5% feminina e 2,2% transgênero; 54,7% não tinham renda e em relação ao grau de escolaridade, 39,13% e 17,39% possuíam, respectivamente, o Ensino Fundamental Incompleto e Completo (SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO. Levantamento sobre o perfil de usuários de drogas na região da Cracolândia, 2017. p. 15. Disponível em: . Acesso em: 30 out. 2017).
Com base nos trechos citados acima, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmações abaixo:
( ) A proporção de entrevistados sem nenhum tipo de renda aumentou em 2017, o que evidencia a maior vulnerabilidade econômica desse grupo no último ano do levantamento.
( ) Apesar das alterações no grau de escolaridade ocorridas em 2017, a pouca escolaridade é uma característica do perfil dos entrevistados, pois a maior parte tem apenas o Ensino Fundamental Completo ou Incompleto.
( ) Entre 2016 e 2017,a população feminina da região da Cracolândia duplicou, tornando essa região composta predominantemente por mulheres.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Escolha uma:
a. F-F-V.
b. V-V-F.
c. F-V-V.
d. V-F-V.
e. V-V-V.
Soluções para a tarefa
Respondido por
41
Olá,
Segundo as informações dadas no trecho inicial, é possível constatar que a afirmação correta é V-V-F
Uma vez que a proporção dos dados coletados realmente mostra um aumento de 48,6%, para 54,7% de indivíduos sem qualquer renda, o que espelha uma fragilidade econômica considerável destes usuários.
A escolaridade também continua em baixa e somando os dados apresentados em 2017, mais da metade dos entrevistados possuem baixa escolaridade.
E ainda que a população feminina tenha dobrado na região da cracolândia, a porcentagem masculina ainda permanece maior, 63,3%.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes