As características qualitativas da informação contábil-financeira útil traduzem os tipos de informação requeridas e consideradas mais úteis pelos usuários (investidores, credores por empréstimos, governo, funcionários, entre outros), existentes ou em potencial, para a tomada de decisões acerca da entidade analisada. Nesse contexto, para ser útil, essa informação necessita ser relevante e representar fidedignamente o que se propõe a representar. Além disso, sua utilidade será melhorada se ela for comparável, verificável, tempestiva e compreensível.
De acordo com essa breve contextualização, analise as afirmativas referentes às características qualitativas da informação contábil útil. Em seguida, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Para ser uma representação perfeitamente fidedigna, a realidade contábil-financeira retratada precisa ter três atributos. Ela tem de ser completa, neutra e livre de erro.
( ) Tempestividade é a característica qualitativa que permite aos usuários identificar e compreender as similaridades dos itens e as diferenças entre eles.
( ) A verificabilidade significa que diferentes observadores, cônscios e independentes, podem chegar a um consenso, embora não cheguem necessariamente a um completo acordo.
( ) Os custos decorrentes da informação devem exceder os benefícios de produzi-la.
A sequência está correta em:
V, V, V, F.
F, F, F, F.
V, F, V, V.
Certo
V, F, V, F.
V, V, V, V.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A sequência correta é: V F V F
Explicação:
Vamos analisar cada afirmativas, em conformidade com o CPC 00
Para ser uma representação perfeitamente fidedigna, a realidade contábil-financeira retratada precisa ter três atributos. Ela tem de ser completa, neutra e livre de erro. Verdadeira, pois a informação para ser perfeitamente fidedigna, deve ser completa, neutra e livre de erro.
( ) Tempestividade é a característica qualitativa que permite aos usuários identificar e compreender as similaridades dos itens e as diferenças entre eles. Falsa, esta descrição é da Comparabilidade, a Tempestividade por sua vez, caracteriza que deve-se disponibilizar informações aos usuários antes de sua tomada de decisão, para que a informação os influencie em tempo hábil.
( ) A verificabilidade significa que diferentes observadores, cônscios e independentes, podem chegar a um consenso, embora não cheguem necessariamente a um completo acordo. Verdadeira, a informação ela deve ser verificável, ou seja, os observadores e demais devem conseguir analisar a informação para poder entender se ela é uma representação fidedigna.
( ) Os custos decorrentes da informação devem exceder os benefícios de produzi-la. Falsa, os benefícios de obter a informações devem justificar e exceder os custos necessários para obtê-las.