As características dessas práticas divergem de outros tipos de ginástica presentes em nossa cultura, como as direcionadas ao esporte de competição, a repetição mecânica de movimentos, à padronização dos exercícios e ao condicionamento físico, sem a valorização de outros aspectos, como a introspecção ou a sensibilidade. Estamos falando de ? consciência corporal; Tai Chi Chuan ; yoga ou ioga; condicionamento físico; nenhuma das alternativas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
As ginásticas de condicionamento físico caracterizam-se pela exercitação orientada que visa a melhora do rendimento, à aquisição e a manutenção da condição física individual e/ou à modificação da composição corporal. Geralmente elas são organizadas em sessões planejadas de movimentos repetidos, com frequência e intensidade definidas.
Explicação:
As ginásticas de conscientização corporal são práticas milenares, como o relaxamento, a meditação e a automassagem, que tiveram origem em países orientais. Elas foram organizadas e utilizadas na busca pelo equilíbrio e, consequentemente, seus enfoques concentram-se principalmente na prevenção de doenças e na procura cotidiana pelo bem estar.
Assim as ginásticas de conscientização corporal estão mais centradas no conhecimento do próprio corpo e do seu estado. E as de condicionamento físico estão mais focadas na repetição mecânica de exercícios, sem uma proposta de reflexão sobre o que acontece com o corpo e os sentidos.