História, perguntado por aninha11045, 1 ano atrás

As características de Tocantins Pará e Goiás

Soluções para a tarefa

Respondido por tainanur
1
O relevo do Tocantins é predominantemente formado por planícies, embora sejam encontradas planaltos e depressões, principalmente na região sul do estado, com pouca variação de altitude. A maior parte do estado não ultrapassa a altitude de 500 metros, em relação ao nível do mar. O ponto mais elevado do estado tem 1340 metros de altitude, e fica na Serra das Traíras. O clima no estado é tropical. A temperatura média é de 32°C no período de seca (de abril a setembro) e de 26°C no período de chuvas (de outubro a março). Na região norte do estado as temperaturas médias são cerca de 3°C mais altas do que na região sul.
   
    
O Pará possui extensão territorial de 1.247.950,003 quilômetros quadrados, sendo o segundo maior estado brasileiro em área, atrás somente do Amazonas. Sua área corresponde a aproximadamente 14,6% do território brasileiro. Para se ter uma ideia da imensidão do Pará, ele é maior que países como o Egito, Bolívia, França, entre outros.

Pará: O relevo estadual apresenta baixas altitudes, sendo que mais de 85% do território não supera 300 metros de altitude. A porção norte é marcada por planície amazônica e as outras regiões são caracterizadas por depressões e pequenos planaltos, além de planície litorânea. O ponto mais elevado está localizado na Serra do Acari, com 906 metros acima do nível do mar.


   Goiás: Clima:

O clima do Estado de Goiás é tropical, com inverno quente e seco e verão quente e chuvoso. As temperaturas médias são superiores a 20º C, com amplitude térmica anual de até 7º C e precipitações de 1.000 a 1.500 mm/ano.   Relevo: São encontrados terrenos cristalinos sedimentares antigos e áreas de planaltos bastante trabalhadas pela erosão, que se alternam com chapadas, apresentando características físicas de contrastes marcantes e beleza singular. 
Perguntas interessantes