as características das obras de Camões
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A poesia camoniana é caracterizada pelo uso da medida nova, isto é, versos decassílabos (10 sílabas). No entanto, alguns de seus poemas dialogam com o trovadorismo (poesia medieval), portanto, apresentam redondilhas, que são versos de cinco ou sete sílabas. Além disso, o poeta demonstra uma visão filosófica do amor, definido por meio de antíteses e paradoxos
Camões vivia em uma época em que a racionalidade era extremamente valorizada, em oposição à fé religiosa, que marcara o período histórico anterior, ou seja, a Idade Média. Portanto, apontar o desconcerto (o desequilíbrio) da realidade era uma forma de tirar dela o véu das ilusões. Assim, a constatação de que tudo na vida é transitório eliminava a importância das coisas mundanas.
Ainda nesse sentido, somente o pensamento filosófico e a arte podiam atingir o equilíbrio, a harmonia perfeita. A razão e a expressão artística estavam, dessa forma, em posição de superioridade se comparadas aos afazeres diários e às regras sociais. Por isso, o amor carnal mostrava-se inferior ao amor ideal, filosófico e não sexualizado.
Resposta:
Nas obras de Luís Vaz de Camões, é possível apontar as seguintes características:
Antropocentrismo: valorização do ser humano e de sua racionalidade.
Rigor formal: versos regulares (metrificação e rimas).
Medida nova: uso de versos decassílabos (10 sílabas poéticas), principalmente nos sonetos — um traço da poesia clássica.
Medida velha: uso de redondilhas (cinco ou sete sílabas poéticas) — uma característica remanescente do período medieval.
Idealização da mulher: perfeita física e moralmente.
Idealização do amor: neoplatonismo, amor espiritualizado.
Valorização de elementos greco-latinos: mitologia, arte e poesia.
Figuras de linguagem: antítese e paradoxo.
Principais temáticas:
Desconcerto do mundo: desconfiança da realidade devido à falta de lógica nos acontecimentos.
Mudanças, efemeridade, transitoriedade: a natureza e o ser humano estão sujeitos a mudanças, não permanecem constantes.
Sofrimento amoroso: conflito entre o amor carnal e o espiritual.