Sociologia, perguntado por lucianolopes03, 1 ano atrás

"As brincadeiras de menino, em geral, envolvem atividades ao ar livre, como bicicleta, pipa ou skate. As meninas brincam de casinha. Isso é comum porque, antigamente, era papel do homem sair de casa para trabalhar, enquanto as mulheres cabiam os cuidados com o lar", constata a pedagoga Maria Angela Barbato Carneiro, coordenadora do Núcleo de Cultura, Estudos e PEsquisas do Brincar da Pontífica Universidade Católica de São Paulo. Sobre o processo de socialização e as relações de gênero, é correto afirmar:

a) O termo 'sexo' distingue as diferenças anatômicas, e o termo 'gênero', as diferenças fisiológicas entre homens e mulheres.

b) As relações de gênero são universais e não dependem da construção que cada cultura tem em relação às diferenças sexuais.

c) O processo de socialização disciplina os corpos quanto aos modos de agir, porém esse aprendizado não interfere nos modos de ser dos sujeitos sociais.

d) O gênero é uma construção social que, através de organismos sociais, como a família e a mídia, atribui papéis e identidades sociais a homens e mulheres.

e) As brincadeiras de crianças, assim como o modo como se comportam, demonstram que os papéis sociais são definidos antes mesmo do encontro com as instituições sociais.

Soluções para a tarefa

Respondido por CelinePaiva
108
letra D) O gênero é uma construção social que, através de organismos sociais, como a família e a mídia, atribui papéis e identidades sociais a homens e mulheres.
Respondido por Matheusieti
118

Olá!

De fato a alternativa D está correta.


As questões acerca do gênero, partem de uma concepção social, onde a sociedade dita um padrão tradicional e os indivíduos inseridos nela devem cumprir.

Atualmente, nessa fase de desconstrução de ideias passadas, a temática sobre gênero e sexualidade vem sendo debatida, pois é importante que nós enquanto indivíduos saibamos respeitar o próximo independente de sua concepção sexual.

Por isso, movimentos como os LGBTS e o Feminismo vem ocupando um grande espaço na busca por soluções contra a violência doméstica, o direito de voz, entre outras formas de lutar contra a repressão e o preconceito.


Até mais!





Perguntas interessantes