As brincadeiras de mau gostoque comumente ocorrem noâmbito da educação física e doesport e e x p r essam , naatualidade, um fenômeno socialdenominado bullying, que vemse expandindo rapidamente nasescolas, nos locais de trabalho,na vizinhança, nos espaços de lazer, entre outros. Trata-sede um conjunto de ações agressivas, intencionais erepetitivas (físicas ou psicológicas) cujo objetivo éintimidar, constranger, ridicularizar um indivíduo ou grupoincapaz de se defender. Impõe-se ao profissional deeducação física saber identificar o fenômeno bullying,diferenciá-lo das brincadeiras próprias da idade da turmacom que trabalha bem como preveni-lo por meio deestratégias adequadas do saber conviver. Entre oscomportamentos considerados bullying, incluem-seI fazer sistematicamente comentários depreciativossobre o desempenho de um colega nas aulas defutebol, apelidando-o pejorativamente.II tomar o lanche do colega, freqüentemente, na hora dointervalo, fazendo que essa atitude pareça ser dainiciativa desse colega.III dar tapinhas nas costas do colega ao cumprimentá-lo,sempre com expressão de entusiasmo.IV grafitar as paredes dos ambientes esportivos comcomentários ofensivos aos colegas e aos profissionaisde educação física.Estão certos apenas os itensA I e III.B I e IV.C II e III.D I, II e IV.E II, III e IV.
#ENADE
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
D. I, II e IV.
I- Verdadeira. Fazer apelidos de maneira depreciativo é tratado como um bullying, visto que a pessoa chama a outra de uma forma que ela não gosta e não se sente bem, com o intuito de desmoralizá-la.
II- Verdadeira. Pegar o lanche do colega sem permissão na hora do intervalo é uma prática de bullying.
III- Falsa. O tapinha nas costas no sentido cumprimentativo não é bullying, pois não é uma violência, mas sim um cumprimento.
IV- Verdadeira. Grafitar as paredes da escola com comentários ofensivos aos colegas é bullying.
Abraços!
Perguntas interessantes