As borboletas recebem oxigénio e libertam dióxido de carbono como nós?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Nos artrópodes, podem ser encontrados três tipos diferentes de estruturas respiratórias:
As brânquias são típicas das formas que predominam nos ecossistemas aquáticos, os crustáceos.
São constituídas por filamentos muito finos, repletos de vasos sangüíneos, e realizam as trocas gasosas diretamente da água.
As brânquias ficam frequentemente alojadas em câmaras branquiais, permanentemente cheias de água, o que permite a respiração do animal mesmo quando está em terra.
É por isso que siris e caranguejos podem se deslocar temporariamente pelo ambiente terrestre.
O número de brânquias varia de acordo com o tipo de crustáceo.
As traquéias formam um sistema de tubos aéreos, revestidos por quitina, que conduzem o ar diretamente aos tecidos do corpo. O fluxo do ar é regulado pela abertura e pelo fechamento de poros especiais situados no exoesqueleto, denominados estigmas. Existem em insetos, aracnídeos, quilópodes e diplópodes. Na respiração traqueal, o sangue não participa; todo o transporte gasoso é feito pelas traquéias.
Respiração traqueal dos insetos
As filotraquéias ou pulmões foliáceos são estruturas exclusivas dos aracnídeos, sempre existindo aos pares.
Cada pulmão foliáceo é uma invaginação (reentrância) da parede abdominal ventral, formando uma bolsa onde várias lamelas paralelas (lembrando as folhas de um livro entreaberto), altamente vascularizadas, realizam as trocas gasosas diretamente com o ar que entra por uma abertura do exoesqueleto.
A organização das filotraquéias lembra a das brânquias, com a diferença de que estão adaptadas à respiração aérea.
Algumas aranhas pequenas e os carrapatos têm, apenas, respiração traqueal.
espero ter ajudado
FELIZ DIA DAS CRIANÇAS
Resposta:
A respiração das Borboletas é feita por pequenos orifícios localizados ao lado do abdômen - os espiráculos - que se abrem para deixar que o ar e o oxigênio possam atingir todos os órgãos através da traquéia, é principalmente durante o vôo que os espiráculos se abrem.