As bolsas térmicas consistem, geralmente, de dois invólucros selados e separados, onde são armazenadas diferentes substâncias químicas. Quando a camada que separa os dois invólucros é rompida, as substâncias neles contidas misturam-se e ocorre o aquecimento ou o resfriamento. A seguir, estão representadas algumas reações químicas que ocorrem após o rompimento da camada que separa os invólucros com seus respectivos ΔH. Analise as reações e os valores correspondentes de ΔH e indique a alternativa que correlaciona, adequadamente, as reações com as bolsas térmicas quentes ou frias. *

I. quente, II. quente, III. fria.
I. quente, II. quente, III. quente.
I. fria, II. quente, III. fria.
I. fria, II. quente, III. quente.
I. fria. II. fria, III. fria.
Soluções para a tarefa
Resposta: É a primeira opção I - quente, II- quente e III - fria.
Explicação:As reações I e II são processos exotérmicos, em que há a liberação de calor (o delta dessas reações é negativo), portanto, a bolsa térmica irá aquecer. Enquanto a reação III é um processo endotérmico, pois sua entalpia é positiva, logo, há uma absorção de calor e a bolsa fica fria.
Resposta:
I é quente; II é fria; III é quente.
Explicação:
Lembre-se, reações com valor negativo de ΔH representam a liberação de calor, já aquelas com valor positivo representam absorção de calor.
Quando se libera calor, o meio reacional esquenta e quando se absorve calor o meio reacional esfria.
Como temos a reação I e III com valor de ΔH negativo, elas liberaram calor, fazendo com que a bolsa esquente. Já na reação II, observamos o contrário.