As boas práticas em biossegurança seguem as mesmas premissas das boas práticas laboratoriais (BPLs), que compreendem um conjunto de normas, procedimentos e atitudes de segurança, que visam minimizar os acidentes que envolvam as atividades desempenhadas pelos laboratoristas, bem como incrementar a produtividade, assegurar a melhoria da qualidade dos serviços desenvolvidos e, ainda, auxiliar na manutenção de um ambiente seguro.
PALUDO, Michele Putti; MATEUS, Gustavo Affonso Pisano. Biossegurança. Maringá: UniCesumar, 2019.
Considerando a conduta adequada em ambiente laboratorial, avalie a imagem e as afirmações propostas a seguir:
Disponível em: . Acesso em: 13 mar. 2019.
I. Na imagem acima, é possível identificar duas situações distintas: o descarte adequado de materiais, como agulhas e seringas nos coletores adequados para o descarte de materiais perfurocortantes, e a não utilização de luvas como equipamento de proteção individual no manuseio de material biológico.
II. No descarte, as agulhas usadas não devem ser dobradas, quebradas, reutilizadas, recapeadas, removidas das seringas ou manipuladas antes de desprezadas. Seu descarte deve ser feito em recipiente adequado a material perfurocortante.
III. As boas práticas laboratoriais aplicadas a profissionais e usuários sugere a utilização de luvas de procedimentos somente nas atividades laboratoriais, evitando, assim, que os usuários toquem e manuseiem objetos de uso comum utilizando luvas contaminadas ou expostas a materiais biológicos.
IV. O descarte dos materiais cortantes deve ser realizado em recipientes de paredes rígidas, com tampa e devidamente identificado.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
II e III, apenas.
Alternativa 4:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a 3: II e III, apenas.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária/ANVISA,por meio da norma - RDC Nº 306, de 7 de dezembro de 2004, determina que, para fins de segurança, o descarte de materiais perfurocortantes devem ser descartados separadamente, imediatamente após o uso ou necessidade de descarte.
Compreende-se por materiais perfurocortantes os resíduos do grupo E, composto por materiais ou objetos com a capacidade de perfurar ou cortar, ou objetos com cantos, bordas ou protuberâncias rígidas.
Sendo assim, as agulhas usadas deverão ser descartadas e não devem ser dobradas, quebradas, reutilizadas, etc., e seu descarte deverá ser feito em recipiente adequado para este fim, com paredes rígidas, com tampa e devidamente identificado.
Além disso, é necessário que os profissionais de laboratório utilizem as luvas em atividades laboratoriais, evitando que usuários toquem e manuseiem objetos de uso comum, utilizando luvas contaminadas.
Espero ter ajudado!
Resposta: Alternativa 4
I, II e III, apenas.