As biomembranas possuem um sofisticado aparato molecular que realiza o transporte de moléculas. Moléculas carregadas, como íons, aminoácidos e nucleotídeos, e moléculas não carregadas maiores, como a glicose e a sacarose, precisam da intermediação de proteínas da membrana para o transporte. Quando esse transporte é a favor do gradiente eletroquímico podemos denominá-lo de:
Soluções para a tarefa
A difusão facilitada é um tipo de transporte passivo. Ocorre a favor do gradiente eletroquímico e facilitado por proteínas canal transmembrana.
Gradiente eletroquímico
É a diferença de cargas elétricas e componentes químicos entre os compartimentos, no caso de células biológicas, a diferença entre o meio intracelular e extracelular, por exemplo.
Essa diferença no gradiente eletroquímico se deve a moléculas e íons carregados que se distribuem em um ser vivo, dentro ou fora das células.
Normalmente as células são negativas internamente enquanto o meio extracelular é positivo. Isso é resultado do somatório de todas as cargas dos compostos internos e externos à célula.
Cada íons tem seu gradiente elétrico e químico próprio, o cálcio (Ca), por exemplo, é um íon carregado positivamente que está mais concentrado fora da célula, portanto ele tende a entrar na célula, sem gasto de energia, a favor do gradiente eletroquímico.
Se essa entrada ocorresse por difusão simples, seria diretamente pela membrana plasmática, mas no caso do cálcio ela ocorre por difusão facilitada, com proteínas que servem de canal. Esses canais podem ser abertos e fechados por sinais químicos celulares.
Já o transporte contra o gradiente eletroquímico é ativo e requer proteínas transmembrana que funcionam com gasto de energia. O funcionamento dessas bombas de transporte ativo é essencial para a manutenção do gradiente eletroquímico da célula, mantendo o interior negativo.
Diferença entre transporte ativo e passivo: https://brainly.com.br/tarefa/39924416
#SPJ1