As bases cartográficas livres são importantes fontes de dados, sendo sempre aconselhadas as que são provenientes de órgãos oficiais de levantamento cartográfico. Essas bases são importantes fontes de informações para estudos preliminares e de viabilidade para a implantação de projetos.
Você foi contratado como arquiteto responsável por um
projeto da instalação de uma grande indústria na região
metropolitana da cidade de São Paulo. A companhia
multinacional está fazendo alguns levantamentos em terrenos
disponíveis na área pretendida. Para tanto, ela busca fazer,
sem muitos custos, um levantamento preliminar que indique:
onde estão localizados esses terrenos e as informações
quanto a sua topografia para avaliar os custos de projeto.
Para fazer esses levantamentos, quais bases cartográficas com informações topográficas você consultaria? Cite uma base em formato vetor e uma em formato matricial (raster), ambas sem custo disponível, justificando a sua escolha com prós e contras de cada uma, em mais de quatro linhas para cada base. Ainda, cite um programa de sistema de informação geográfica (SIG) sem custos que você utilizaria para manipular as bases.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
A base topográfica de altitudes em formato de vetor será extraída das cartas topográficas do exército. Apesar de as cartas terem uma escala pequena (1:25.000 ou 1:50.000), com uma equidistância grande entre as curvas de nível (20m), o levantamento é de uma fonte confiável, o que dá uma boa noção para levantamentos preliminares em áreas que não tiveram modificações recentes.
A base matricial a ser utilizada são as imagens SRTM com resolução espacial de 30 metros, ou seja, com pixel de imagem de 30m por 30m. Apesar da grande resolução espacial das imagens SRTM, elas têm vantagem em relação às cartas topográficas do exército por serem mais atuais.
Para manipular as bases cartográficas, será utilizado o QGIS.
Explicação:
Perguntas interessantes