Ed. Técnica, perguntado por ernandes4470, 1 ano atrás

As barras de aço tracionadas estão geralmente presentes em treliças que funcionam como vigas de piso ou tesoura de cobertura, em barras de contraventamentos verticais (entre pilares) ou de contraventamentos de cobertura, ou ainda em tirantes ou pendurais (com o objetivo de transferir cargas gravitacionais para os elementos estruturais situados em níveis superiores) sendo que estas barras estão solicitadas exclusivamente pela força de tração axial, ou, tração simples .



SANTOS, Rosiane Camargo. Estruturas de Madeira e Estruturas Metálicas. Editora e Distribuidora Educacional S/A, 2018.





Sobre barras tracionadas, analise as afirmativas a seguir:



I. Os elementos tracionados podem ser compostos por barras de seção simples, como as barras redondas ou chatas, por perfis laminados de seção simples, como a cantoneira (L), perfil I ou U e ainda por perfis laminados compostos, como a seção formada por duas cantoneiras (dupla cantoneira oposta pela face ou pelo vértice).

II. É comum que as barras tracionadas sejam ligadas a outros elementos da estrutura por meio de chapas de nó (gusset), tanto utilizando-se ligações soldadas como parafusadas.

III. As barras tracionadas são suscetíveis à instabilidade, sendo assim, o seu índice de esbeltez tem importância fundamental.

É correto o que se afirma em:

Soluções para a tarefa

Respondido por Guigrilo
10

Resposta:

I.  Os elementos tracionados podem ser compostos por barras de seção simples, como as barras redondas ou chatas, por perfis laminados de seção simples, como a cantoneira (L), perfil I ou U e ainda por perfis laminados compostos, como a seção formada por duas cantoneiras (dupla cantoneira oposta pela face ou pelo vértice).

II. É comum que as barras tracionadas sejam ligadas a outros elementos da estrutura por meio de chapas de nó (gusset), tanto utilizando-se ligações soldadas como parafusadas.

Corrigido pelo AVA --> I e II, apenas

Explicação:

Respondido por DanEdu
7

Resposta:

I e II apenas.

Explicação:

A última asserção está incorreta, uma vez que no tracionamento as barras não estão suscetíveis à instabilidade e o seu índice de esbeltez não têm importância fundamental.

Perguntas interessantes