As bananas mantidas à temperatura ambiente deterioram-se em consequência da proliferação de microrganismos.O mesmo não acontece com a bananada, conserva altamente açucarada, produzida com essas frutas. A)Explique, com base no transporte de substâncias através da membrana plasmática, por que bactérias e fungos não conseguem proliferar em conservas com alto teor de açúcar. B)De exemplo de outro método de conservação de alimentos que tenha por base o mesmo princípio fisiologico .
Soluções para a tarefa
B) Salgar o alimento; colocá-lo em um local onde passe um grande volume de ar seco, para que seja transferida a água presente no alimento para o ar, ou seja, desidratação.
As duas perguntas usam como base a teoria da osmolaridade.
Resposta da A)
Bactérias e fungos não conseguem proliferar em conservas com alto teor de açúcar devido à hiperosmolaridade do meio.
O excesso de açúcar torna a bananada hipertônica com relação ao interior da célula dos microrganismos. Assim, quando em contato, os microrganismos perdem água por meio da difusão facilitada pela membrana celular a favor do gradiente de concentração, ocorrendo uma desidratação e morte celular.
Resposta da B)
Sempre que houver adição de solutos a um alimento a fim de conservação, o princípio fisiológico é o mesmo: Aumento da osmolaridade do meio.
Um exemplo é o uso de sal na produção da carne de sol e carne seca, assim na conservação de bacalhau.
Esse é um método utilizado em grande parte das vezes pela carência de refrigeração e congelamento, hora por parte de equipamentos, hora por parte de disponibilidade energética.
Essa técnica foi muito utilizada nos séculos XIX e XX para o transporte de alimento em navios, bem como para a conserva em terra mesmo.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/9285253