Informática, perguntado por gialmeidabrit, 11 meses atrás

As avaliações heurísticas representam um julgamento de valor sobre as qualidades ergonômicas das interfaces e são realizadas por especialistas em ergonomia, que examinam o sistema interativo e diagnosticam problemas que o usuário poderá ter em uma interação (CYBIS et al, 1998);

Nesta dimensão Nielsen (2006) apresenta um conjunto básico de heurísticas:

I. De flexibilidade e eficiência de uso: aceleradores não vistos por usuários novatos podem acelerar freqüentemente a interação de usuários especialistas, de modo que o sistema possa suprir necessidades de usuários sem experiência e experientes. Permitir aos usuários experientes costurar ações, freqüentemente;

II. Dodesignestético e minimalista: diálogos não devem conter informação relevante ou utilizada raramente. Toda unidade extra de informação, em um diálogo, compete com as unidades pertinentes de informação, e diminui a visibilidade relativa;

III. Para ajudar os usuários a reconhecer, diagnosticar erros e recuperar-se deles: mensagens de erro devem ser expressas em linguagem clara (sem código) indicando precisamente o problema e sugerindo uma solução;

Analise as alternativas acima e assinale a opção correta, considerando respectivamente V-verdadeiro e F-falso.

Alternativas:

a)
Verdadeiro, Falso, Falso

b)
Falso, Falso, Verdadeiro

c)
Verdadeiro, Verdadeiro, Falso

d)
Verdadeiro, Falso, Verdadeiro

e)
Falso, Falso, Falso

Soluções para a tarefa

Respondido por DuVer
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Resposta:

Letra D) - Verdadeiro, Falso, Verdadeiro

Explicação:

No ponto II o erro está em "... não devem conter informação relevante ou ..." enquanto o correto é "... não devem conter informação irrelevante ou ..."

De acordo com (Nielsen 2006), o conjunto básico de heurísticas são:

a) De visibilidade do status do sistema: o sistema precisa manter o usuário

informado sobre o que está acontecendo, fornecendo-lhe um feedback dentro de  um tempo razoável;

b) De compatibilidade do sistema com o mundo real: O sistema deve falar a  linguagem do usuário, com palavras, frases e conceitos familiares a ele, em vez de  usar termos técnicos. Deve seguir convenções do mundo real, dando-lhe uma  informação numa ordem natural e lógica;

c) De controle e liberdade do usuário: os usuários escolhem, freqüentemente e por  engano, funções do sistema e precisam ter saídas de emergência claramente  marcadas, para abandonar a operação sem ter que percorrer um extenso diálogo,  possibilitando funções undo e redo;

d) De consistência e padrões: os usuários não precisam saber que diferentes palavras,  situações ou ações significam a mesma coisa. Devem seguir convenções de  plataforma computacional;

e) De prevenção de erro: é melhor projetar um design cuidadoso, no qual se previne  o erro antes dele acontecer, do que, uma boa mensagem de erro;

f) De reconhecimento em vez de lembrança: minimize o uso da memória do usuário,  disponibilizando objetos, ações e opções visíveis. O usuário, na passagem de uma  operação para outra não precisa lembrar-se da informação anterior. Instruções para  uso do sistema devem estar visíveis e facilmente recuperáveis, sempre que oportuna;

g) De flexibilidade e eficiência de uso: aceleradores não vistos por usuários novatos  podem acelerar freqüentemente a interação de usuários especialistas, de modo que  o sistema possa suprir necessidades de usuários sem experiência e experientes. Permitir a usuários experientes costurar ações, freqüentemente;

h) Do design estético e minimalista: diálogos não devem conter informação  irrelevante ou utilizada raramente. Toda unidade extra de informação, em um  diálogo, compete com as unidades pertinentes de informação, e diminui a  visibilidade relativa;

i) Para ajudar os usuários a reconhecer, diagnosticar erros e recuperar-se deles: mensagens de erro devem ser expressas em linguagem clara (sem código)  indicando precisamente o problema e sugerindo uma solução;

j) Ajuda e documentação: embora seja melhor um sistema que possa ser usado sem  documentação, seria bom disponibilizar ajuda e documentação. Essas informações  devem ser fáceis de encontrar, focalizadas na tarefa do usuário, com uma lista de  passos concretos, e não muito extensas.

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