As autoras Trajber e Sato (2010) trabalharam com a ideia de três pedagogias que devem ser postas em prática para que as organizações educacionais possam vir a tornar-se “escolas sustentáveis”: as pedagogias do cuidado, da integridade e do diálogo. Essas pedagogias podem ser associadas com as dimensões da sustentabilidade que foram propostas no triple bottom line, bem como por Sachs (1993). Leia as afirmativas a seguir e selecione aquela que apresenta uma associação correta entre as pedagogias das escolas sustentáveis e as dimensões da sustentabilidade organizacional.
a)
A pedagogia do cuidado pode ser associada com a dimensão social e ambiental, pois remete ao cuidado de si, das comunidades, das cidades e do planeta como um todo.
b)
A pedagogia da integridade, por ser de uso exclusivo nas organizações educacionais, não apresenta associação possível com as dimensões da sustentabilidade organizacional.
c)
A pedagogia do diálogo associa-se com a dimensão espacial, pois deverão ser procuradas maneiras de respeitar e preservar as manifestações culturais das comunidades existentes.
d)
A pedagogia do cuidado associa-se com a dimensão econômica, pois os gestores devem ter cuidado com as receitas a serem geradas nas organizações e o seu bom uso cotidiano.
e)
A pedagogia do diálogo pode ser associada com a dimensão ecológica da sustentabilidade, pois precisa se comunicar com os elementos da flora e da fauna que rodeiam o homem.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra a
Explicação:
Resposta: A.
A pedagogia do cuidado pode ser associada com a dimensão social e ambiental, pois remete ao cuidado de si, das comunidades, das cidades e do planeta como um todo.
Explicação: As pedagogias das escolas sustentáveis se associam com as dimensões da sustentabilidade organizacional de várias maneiras. A pedagogia do cuidado pode ser relacionada com a dimensão social, ambiental e espacial, pois ambas trazem consigo a necessidade de promover ações de cuidado do homem, de forma individual e coletiva, que também envolvem o meio onde ele vive, logo as questões ambientais estão contempladas. A pedagogia do diálogo pode ser associada com a dimensão social e cultural, pois ambas levam à reflexão e à problematização de aspectos que precisam ser discutidos para haver mudança de paradigmas, que possam ser mais inclusivos e que, para isso, exigem a participação popular e a contemplação de todas as culturas. A pedagogia da integridade, por sua vez, ao propor que se solidifiquem práticas cotidianas condizentes com os discursos, pode associar-se com todas as dimensões da sustentabilidade organizacional.