Sociologia, perguntado por lynvelyn18, 6 meses atrás

As aulas de estudo orientado tem o propósito de desenvolver a prática de estudar que a princípio deve ser organizada pela escola mas que espera se a partir da prática da aplicação das metodologias adequadas se tornem com o tempo um exercício de protagonismo dos estudantes assim eles passar uma caminhar de uma forma mais autônoma em seu percurso de formação desenvolvendo hábitos de estudo na escola e fora dela Dessa forma, criar hábitos de estudo é tanto uma prioridade quanto uma necessidade, pois é de
fundamental importància que o estudante saiba o que, quando e como estudar.
para isso, é necessário que ele tenha clareza acerca desses procedimentos, para que possa
dedicar, de forma eficiente, tempo e esforço no ato de estudar.
Sabe-se, portanto, que, quando o estudante atribui sentido em sua relação com o saber, o ato de
estudar passa a ter novo significado para seu projeto de vida e as aulas de ESTUDO ORIENTADO
passam a ter um papel importante em sua vida estudantil.Para que isso ocorra, professores e
estudantes precisam ter a clareza de que estudar é diferente de fazer tarefa, de ler elou de realizar
cópias no caderno. Estudar se relaciona a analisar um objeto, fazê-lo próprio e ser capaz de
reproduzi-lo no futuro. O ESTUDO ORIENTADO leva o estudante a mudar sua postura frente ao
estudo e a melhorar consideravelmente seu desempenho escolar, criando uma rotina eficiente de
atividades, para então propiciar um melhor conhecimento de si, de suas emoções e reações de
sua forma de ser, estar, aprender, fazer e conviver no mundo, visando, deste modo, a formação
integral dos estudantes.
QUESTÃO 1 - Com base em nosso texto "FOCO NA TAREFA FOCO EM RESULTADO", 1- qual
o foco que você vem usando em seus estudos e por quê? Ajudaaa

Soluções para a tarefa

Respondido por jeuricob
0

Resposta:

Entender como ser mais focado em uma tarefa que é prioridade é vital para o seu sucesso e para alcançar suas metas e objetivos.

Mas o foco não vem facilmente quando você está sobrecarregado com distrações diárias, uma longa lista de tarefas a fazer e vários projetos que exigem a sua atenção.

Sim, ser uma pessoa focada não é tão fácil quanto parece. Na verdade, é difícil até demais.

Explicação:  Confira o artigo na íntegra abaixo:

Por outro lado, nosso resultado vem da atenção que conseguimos dar às nossas tarefas prioritárias e, principalmente na capacidade de compreender como manter o foco no trabalho sempre que precisamos.

Dito isso, obviamente todo mundo deseja alcançar esse estado de concentração, não é mesmo?

6 dicas de como manter o foco

1. Aprenda a dizer não

Seja claro sobre o que você realmente deseja alcançar. Escolha deliberadamente o que você vai fazer e coloque em sua lista de afazeres. Você precisa fazer uma excelente administração do tempo, que é seu bem mais precioso.

Esqueça os objetivos que não lhe servem mais. Aprenda a delegar ou atribua tarefas que não são mais o seu foco e que já não fazem mais parte de suas prioridades.

Abrir mão das tarefas que não são importantes para seus objetivos é tão importante quanto saber quais tarefas você precisa fazer. Por isso, a gestão de tempo e produtividade andam de mãos dadas para você ser uma pessoa mais focada.

O ideal é que você encontre 3 tarefas essenciais para completar durante o seu dia ou 3 objetivos que precisam ser cumpridos durante a semana.

Quando alguma tarefa não faz sentido pra você, não tenha medo de dizer “não, obrigado”.

Isso vai lhe dar mais tempo e espaço para se comprometer com coisas que realmente importam.

2. Ensaie mentalmente sua tarefa

Visualize o processo ideal, em vez de ficar obcecado pelos resultados desejados. Imagine-se realizando uma tarefa brilhante e com facilidade.

Veja-se superando os obstáculos e as manobras que precisa para conseguir isso.

Como você vai se sentir quando as coisas estiverem concluídas? Estará feliz com a nova conquista? Animado com novas perspectivas?

Use essas vibrações positivas para se inspirar e manter você focado e inspirado.

3. Mantenha sua energia pra cima

Quando você está em um estado de realização de tarefas, é revigorante permanecer dentro delas.

Mas, quando você se força a manter o foco, você fica esgotado e prejudica a sua criatividade e produtividade no trabalho. Intervalos irregulares entre as tarefas de 5 a 15 minutos podem fazer maravilhas para a sua concentração e foco.

Dê uma caminhada, converse com um amigo, coma um lanche ou tome um pouco de ar para deixar que o seu cérebro se sinta melhor.

Sem renovação consistente e rejuvenescimento, é difícil ficar alerta e manter o foco. Logo, uma das principais dicas para manter o foco é definir uma rotina regular e ter uma boa noite de sono para evitar o cansaço excessivo.

Afaste-se da tarefa quando o seu interesse nela começar a diminuir. Volte apenas quando você tiver reabastecido a sua energia.

4. Não seja multitarefa

Fazer várias coisas ao mesmo tempo ou mudar rapidamente entre as tarefas é o oposto de ser focado. Portanto, escolha uma tarefa importante e se envolva totalmente com ela.

Antes de passar para a próxima atividade, faça uma pausa intencional, respire fundo e agradeça pelo que você acabou de realizar.

Se você se sente muito cansado com uma tarefa, você pode definir um alerta para realiza-la em blocos de 15 a 20 minutos, alternando com uma pausa para esvaziar a mente.

Por exemplo, escute seus recados, faça ligações telefônicas e arquive seus documentos em tempos designados e alternados.

5. Aumente sua força de vontade

Foco exige autocontrole e a capacidade de resistir às tentações de curto prazo para ganhos de longo prazo. Por isso, yoga e meditação estão entre as formas mais eficazes para aumentar a sua força de vontade e desenvolver uma mentalidade de sucesso.

Estas práticas nos ajudam a ter consciência do que precisamos fazer, independente dos nossos pensamentos e emoções.

Não precisamos acompanhar todo pensamento e emoção. Podemos simplesmente nos sentar com nossas ideias e pensamentos sem nos deixar ser levados por eles.

Aprimorar nossa força de vontade vai nos ajudar a manter o foco em vez de nos distrair com a vibração mental e sentimentos indesejados.

6. Aprenda como manter o focor no automático

Desenvolva hábitos regulares e rotinas simples para fazer uma tarefa mais naturalmente. Separe as ferramentas que você precisa para complementá-la e escolha um horário específico a cumprir.

Configure lembretes para trabalhar com as tarefas no prazo determinado e recompense a si mesmo quando conseguir atingir suas metas.

Quando agir faz parte da sua rotina, resistimos menos. Essa dica para manter o foco ajuda a preservar o seu espaço, energia e atenção para as tarefas mais difíceis que não são facilmente automatizadas.

Perguntas interessantes