As atuais inovações tecnológicas nos trouxeram muitas coisas boas, que vieram para ficar e facilitar todos os âmbitos de nossa vida. Porém, junto com essas várias mudanças, vieram também várias cobranças. É perceptível que temos muito a aprender para nos adaptar às características deste século e o que mais nos chama a atenção são as inovações tecnológicas e suas influências no processo de ensino e aprendizagem. Em seus estudos, você viu que o professor tradicional não atende às exigências de nosso tempo.Sendo assim, explique como deve ser o perfil do professor-educador da atualidade?
Soluções para a tarefa
Ao professor cabe o papel de ampliar e auxiliar na elaboração do conhecimento, sempre partindo do que cada criança já sabe, com base em suas experiências prévias dentro e fora da escola. Propõe-se, desta forma, uma troca na qual tanto quem ensina, como quem recebe o que é ensinado, aprendem, além da interação que deve haver para a troca de experiências. O educador deve assumir uma postura mediadora, de estimulação e incentivo. Além de ser um incansável pesquisador, reflexivo na busca pelo conhecimento.
O papel do professor é fundamental, pois este deve propor situações desafiadoras, respeitando a singularidade de cada um e colaborando nos momentos de dificuldades e motivador a desenvolver potencialidades em seus alunos. O professor deve incentivar o ato de pensar e expressar sentimentos e ideias. Cury recomenda ao docente que:
Seja um professor fascinante. Fale com uma voz que expresse emoção. Mude de tonalidade enquanto fala. Assim, você cativará a emoção, estimulará a concentração e aliviará a SPA dos alunos. Eles desacelerarão seus pensamentos e viajarão no mundo das suas ideias. (2003. p.64).