As atividades lúdico-pedagógicas possibilitam a construção da noção de espaço pela criança. Sobre isso, analise as afirmativas que seguem: I. A atividade "disco voador" auxilia na construção das estruturas lógicas que leva a criança a compreender as relações de lateralidade. II. A proposta da atividade "disco voador" é trabalhar com as noções topológicas e, ainda, com a posição relativa de interioridade e exterioridade. III. Ao mapear o próprio corpo, a criança passa a ter a consciência de sua estatura, assim como a posição dos seus membros e dos lados do seu corpo. IV. Para as crianças que não possuem as noções de direita e de esquerda corporais, é indicado que o professor trabalhe com a ideia espacial de "lado do coração" e "o outro lado" do coração. É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Resposta:
II; III e IV
Explicação:
Para a resolução da questão, proponho a leitura da atividade disco voador (pag. 153 do material didático replicada abaixo).
"Atividade 6: disco voador
A proposta da atividade do disco voador é trabalhar com as noções topológicas (contém, está contido, secção e continuidade) e, ainda, com a posição relativa de interioridade e exterioridade. Conforme encontramos em Castrogiovanni (2003, p. 29-30)
[...] auxilia na construção das estruturas lógicas que leva a criança a entender as relações de tamanho e proporcionalidade entre os diferentes territórios, como o município em um Estado e esse inserido em um país [...].
Desenvolvimento da atividade Construa com as crianças, em uma folha de papel ofício, discos voadores que empreguem círculos concêntricos. Cada disco deve ter uma cor diferente das demais. O espaço “E” é o todo, portanto, envolve os demais subespaços, formando a “continuidade territorial”. O “todo territorial” pode ser associado à casa da criança, ao bairro, à cidade, ao município, a uma região, ao país, ao continente e ao próprio Planeta Terra.
Proponha desafios que operem com simulações de situações geográficas, empregando as relações espaciais. Por exemplo, considere inicialmente como sendo o território “E” o pátio da escola. Questione o que representariam as outras letras nesse caso. Observe que a ideia é sempre lidar com as noções “contém” e “está contido”, ou seja, a continuidade territorial.
Problematize empregando a ordem inversa e mesmo a ordem intermediária. Por exemplo, se o B for o município X, o que será o território A? E o território C? O território D pode ser a nossa escola? Por quê?
Os círculos abaixo do menor para o maior são representados pelas sequências do alfabeto: A-B-C-D-E-F"