As atividades de ensino, pesquisa e extensão praticadas nos laboratórios de ensino de microbiologia e parasitologia podem apresentar riscos de contaminação associados. Nesse contexto, há necessidade de normas de segurança destinadas à análise e ao desenvolvimento de estratégias para minimizar tais riscos, sendo esta importante função da biossegurança. O quadro a seguir apresenta um resumo das características de laboratórios de microbiologia e parasitologia, de acordo com os níveis de segurança (NB) recomendados para cada classe de risco dos agentes biológicosTendo como referência as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.I.A manipulação de fungos utilizados na indústria alimentícia, a exemplo da levedura Saccharomyces cerevisae, deve ser classificada como NB-1, e pode ser realizada em bancadas abertas.II.Em caso de derramamentos de material biológico patogênico, pode-se empregar, para a esterilização local, água e sabão em abundância.III.A disponibilidade de profilaxia e tratamento eficazes influencia na classificação do nível de segurança de um agente biológico, o que contribui para classificarmos como NB-2 a atividade em que se manipulam vírus causadores da rubéola, do sarampo e da caxumba.IV.A infraestrutura de um laboratório de pesquisa onde são manipulados vírus do Ebola deve ser instalada em área isolada, com entrada e saída de ar controlada, sistemas de filtros de ar e pressão negafiva, pois essa atividade é classificada como NB-4.V.O fato de já serem conhecidos antibióticos eficazes para o tratamento de viroses comuns, como ainfluenza e a raiva, permite que a manipulação desses organismos seja classificada como NB-2.É correto apenas o que se afirma em@‘ II e IV.O I, III e IV. O I, III e V. O II, IV e V.O I, II, III e V
#ENADE
Soluções para a tarefa
A resposta correta é a letra B, que aponta que I. A manipulação de fungos utilizados na indústria alimentícia, a exemplo da levedura Saccharomyces cerevisae, deve ser classificada como NB-1, e pode ser realizada em bancadas abertas.
III. A disponibilidade de profilaxia e tratamento eficazes influencia na classificação do nível de segurança de um agente biológico, o que contribuí para classificarmos como NB-2 a atividade em que se manipulam vírus causadores da rubéola, do sarampo e da caxumba.
V. O fato de já serem conhecidos antibióticos eficazes para o tratamento de viroses comuns, como a influenza e a raiva, permite que a manipulação desses organismos seja classificada como NB-2.
Com as praticas nos laboratórios de ensino de microbiologia, que tem uma carga microbiana elevada devido a manipulação pode ser vista que deve ser adotado uma uma serie de classificação para que se tome cuidado com as classes de parasitas e microorganismos infeciosos.
A diversidade de espécies de um ecossistema local pode ser avaliada de forma a mostra a quantidade e a abundância de espécimes, assim com os microrganismos que são estudados pela parasitologia podem apresentar riscos de contaminação associados, quando se vê de uma forma descuidada a com a higiene do laboratório.