As associações entre distúrbios de comportamento e problemas de aprendizagem têm sido encontradas em vários estudos, sendo que alguns autores apontam as dificuldades de comportamento como sendo um fator de risco para o baixo desempenho acadêmico (Marturano, Linhares,
Soluções para a tarefa
Relacionado aos distúrbios de comportamento e problemas de aprendizagem mostrado no texto, torna-se possível dizer que uma criança que apresenta problemas de aprendizagem pode ter algum distúrbio, portanto a alternativa E é a correta, sendo: Afirmativas II e IV.
Distúrbios de comportamento
Os distúrbios de comportamento ligados a infância na fase escolar e de aprendizado pode ser compreendido como um problema que pode ser resolvido.
Dessa maneira, as crianças que convivem em um ambiente escolar saudável se encontram mais protegidas de possíveis distúrbios futuros.
Por isso, podemos dizer que a alternativa E que apresenta as asserções II e IV como verdadeiras é a correta para resolver a questão.
Abaixo, o restante da questão não descrita que diz:
...enquanto outros indicam que problemas na aprendizagem escolar podem facilitar o desenvolvimento de distúrbios de comportamento graves. Roeser e Eccles (2000) propõem que as dificuldades comportamentais e emocionais influenciam problemas acadêmicos e estes afetam os sentimentos e os comportamentos da criança, sendo que estas dificuldades podem se expressar tanto de forma internalizada, por meio de ansiedade, depressão, retraimento e sentimentos de inferioridade, quanto externalizada, por meio de comportamentos e atitudes que geram conflitos com o ambiente e, geralmente, são marcados por características de desafio, impulsividade, agressão, hiperatividade e ajustamento social pobre. A literatura aponta que as dificuldades de aprendizagem em si são uma condição de risco psicossocial, colocando o indivíduo em situação de desvantagem educacional e social. Pessoas que fracassam ou aquelas que abandonam a escola perdem oportunidades que poderiam representar experiências favorecedoras ao seu desenvolvimento. Assim, experiências escolares positivas e estimuladoras podem apresentar-se como condições que protegem o indivíduo de tornar-se delinquente e envolver-se com a criminalidade (Kolvin et al., 1988; Maughan, 1988; Rutter, 1987). É nítida a relação entre crianças com distúrbios de comportamentos e problemas de aprendizagem. No que tange a esse tema, avalie as afirmativas: I. Crianças com distúrbios de comportamento terão por consequência problemas de aprendizagem. II. Crianças que apresentam problemas na aprendizagem podem desenvolver distúrbios de comportamento e baixa autoestima. III. Problemas de aprendizagem não são condições para desenvolvimento de distúrbios de comportamento, já que é possível separar o processo de aprendizagem do emocional da criança IV. Experiências escolares saudáveis e positivas podem proteger a criança de apresentar distúrbios de comportamento, não só na infância como na adolescência.
Considerando o contexto apresentado, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a.Apenas a afirmativa II está correta.
b.Apenas a afirmativa I está correta.
c.Apenas a afirmativa IV está correta.
d.Apenas a afirmativa I e III estão corretas.
e. Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
Para saber mais sobre distúrbios de comportamento, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/24656949
#SPJ4
Resposta:
As associações entre distúrbios de comportamento e problemas de aprendizagem têm sido encontradas em vários estudos, sendo que alguns autores apontam as dificuldades de comportamento como sendo um fator de risco para o baixo desempenho acadêmico (Marturano, Linhares, & Parreira, 1993; Speakman, Herman, & Vogel, 1993; Thompson, Lampron, Johanson, & Eckstein, 1990), enquanto outros indicam que problemas na aprendizagem escolar podem facilitar o desenvolvimento de distúrbios de comportamento graves (Gordon, 1993; Kolvin, Miller, Fleeting, & Kolvin, 1988).
Roeser e Eccles (2000) propõem que as dificuldades comportamentais e emocionais influenciam problemas acadêmicos e estes afetam os sentimentos e os comportamentos da criança, sendo que estas dificuldades podem se expressar tanto de forma internalizada, por meio de ansiedade, depressão, retraimento e sentimentos de inferioridade, quanto externalizada, por meio de comportamentos e atitudes que geram conflitos com o ambiente e, geralmente, são marcados por características de desafio, impulsividade, agressão, hiperatividade e ajustamento social pobre. A literatura aponta que as dificuldades de aprendizagem em si são uma condição de risco psicossocial, colocando o indivíduo em situação de desvantagem educacional e social. Pessoas que fracassam ou aquelas que abandonam a escola perdem oportunidades que poderiam representar experiências favorecedoras ao seu desenvolvimento. Assim, experiências escolares positivas e estimuladoras podem apresentar-se como condições que protegem o indivíduo de tornar-se delinquente e envolver-se com a criminalidade (Kolvin et al., 1988; Maughan, 1988; Rutter, 1987).
É nítida a relação entre crianças com distúrbios de comportamentos e problemas de aprendizagem. No que tange a esse tema, avalie as afirmativas:
I. Crianças com distúrbios de comportamento terão por consequência problemas de aprendizagem. INCORRETO
II. Crianças que apresentam problemas na aprendizagem podem desenvolver distúrbios de comportamento e baixa autoestima. CORRETO
III. Problemas de aprendizagem não são condições para desenvolvimento de distúrbios de comportamento, já que é possível separar o processo de aprendizagem do emocional da criança. INCORRETO
IV. Experiências escolares saudáveis e positivas podem proteger a criança de apresentar distúrbios de comportamento, não só na infância como na adolescência. CORRETO
Considerando o contexto apresentado, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Apenas as afirmativas II e IV estão corretas. CORRETO
b. Apenas a afirmativa I está correta.
c. Apenas a afirmativa IV está correta.
d. Apenas a afirmativa II está correta.
e. Apenas a afirmativa I e III estão corretas.
Explicação:
AVA