As árvores possuem operações próprias para a sua manipulação. Tais operações dependem da forma com a qual a estrutura de dados que representa a árvore foi implementada, se dinâmica ou alocada estaticamente. Sobre a maneira de inserir um nó em uma árvore, é correto afirmar que:
Alternativas
Alternativa 1:
Uma árvore não pode ser representada através de uma matriz de adjacências, portanto não existe uma operação de inserção para tal.
Alternativa 2:
Considerando uma árvore armazenada em um vetor, a operação de inserção só pode ser feita inserindo os nós sequencialmente de maneira contígua no vetor.
Alternativa 3:
Levando em conta uma estrutura dinâmica para a inserção de nós, cada nó precisaria de um ponteiro para seus filhos, permitindo que se possa caminhar descendo pela árvore.
Alternativa 4:
Ao se implementar uma árvore binária utilizando vetores, utilizam-se as fórmulas E = P + 1, e D = P + 2, para referenciar consistentemente a relação entre nós pais e filhos. Nas fórmulas a letra E é a posição do filho esquerdo, D a posição do filho direito e P a posição do pai de E e D.
Alternativa 5:
Para se inserir um nó, este deve sempre ser inserido no lugar da raiz, para manter consistência.
Soluções para a tarefa
Olá!
Conceito de arvores→ A forma de pesquisa em arvore binaria baseia-se em dividir para conquistar, ela possui três casos para definir a agilidade do processo são:O( n²) no pior caso, que terá que percorrer todo vetor para encontrar o resultado, O(n log(n)) que é caso médio encontra na metade, e no melhor caso O(n log(n)) onde já está ordenado.
Sua premissa para solução é a seguinte:
1º → transforma um número qualquer do vetor em No pai, é responsável por comandar a ordenação.
2º→ define que todo número do lado esquerdo da arvore é menor e do lado direito maior, ou seja, os lados que os nós filhos vão seguir
3ª →por fim de forma recursiva são ordenados.
Com base nisso a alternativa correta é: Alternativa 4 - Ao se implementar uma árvore binária utilizando vetores, utilizam-se as fórmulas E = P + 1, e D = P + 2, para referenciar consistentemente a relação entre nós pais e filhos. Nas fórmulas a letra E é a posição do filho esquerdo, D a posição do filho direito e P a posição do pai de E e D.
Espero ter ajudado, bons estudos.