Português, perguntado por angrasousa41, 9 meses atrás

As arraias, que vivem tanto no mar quanto em rios, são mansas e só atacam quando se sentem ameaçadas. Foi o que aconteceu com a que matou o apresentador de TV australiano Steve Irwin, “o caçador de crocodilos”, em setembro. Apesar de a polícia não ter liberado o vídeo que Steve fazia quando morreu, há relatos de que a arraia de ferrão se assustou com a presença dele e do cinegrafista. O apresentador nadava acima dela e o cinegrafista por baixo. Encurralada, a arraia atingiu-o no peito com seu ferrão. Steve, ferido no coração, morreu na hora. “Não dá para saber exatamente qual a espécie que atacou Irwin, mas todas elas agem de maneira semelhante”, afirma o zoólogo Hugo Ricardo Santos, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
Existem 39 espécies de arraias com ferrão – ele equipa todos os peixes com a aparência clássica de uma arraia, chata e com cauda em forma de chicote. Esses animais são encontrados em toda a costa brasileira e na maioria de nossos rios.
A vítima da ferroada sente uma dor aguda e sofre um ferimento de cicatrização difícil, de consequências como necroses (morte de tecidos) ou problemas cardiorrespiratórios. Ainda assim, acidentes fatais com humanos são bastante raros – é preciso que um órgão vital seja atingido ou que a pessoa seja muito sensível à peçonha.
Assim, é bom ficar longe delas. Evite nadar quando a maré está baixa (e elas ficam mais expostas). Lugares com lama e com poucas ondas são alguns dos prediletos das arraias. Pescadores e ribeirinhos, vítimas comuns desses animais, costumam dar outra dica: ao entrar na água, não dê passos largos – arraste os pés para avisar a arraia, que tem tempo de fugir sem que ninguém saia ferido.
O jornalista Luís Indriunas teve o pé direito ferroado por uma arraia em 1999, no Pará.


16 - Com base na notícia lida escreva seu próprio texto sobre o mesmo tema porem com novas informações. Faça a leitura do texto, analisando se o mesmo pode ser considerado uma divulgação Cientifica ou não.

No mínimo 45 linhas é 5 parágrafos.


lorenasilva8854: achei estranho essa quantidade mínima de linhas para um texto do fundamental
lorenasilva8854: Só mais uma pergunta, o gênero é uma notícia né?
angrasousa41: Sim!!
lorenasilva8854: Tá certo, vou pesquisar um pouco e faço sua notícia
angrasousa41: Ok, nem sei como agradecê-la, muito obrigada mesmo por está me ajudando sempre, se você precisar de alguma coisa ou de alguma dúvida só me chamar que eu vou ajudá-la.
angrasousa41: ou tirar alguma dúvida*
lorenasilva8854: Gosto de te ajudar, além disso você está sempre me ajudando, acho que te ajudar é uma forma de agradecer por todas as vezes que você me ajuda, sou grata por ter conhecido uma pessoa tão legal quanto você!! :)
angrasousa41: Também sou grata por ter conhecido você, você é muito legal, simpática!!
lorenasilva8854: (◍•ᴗ•◍)
angrasousa41: :)♥

Soluções para a tarefa

Respondido por lorenasilva8854
1

Estados Unidos registram em média 5.000 casos de acidente com arraias por ano.

A arraia é um peixe que tem o corpo grande e achatado e pertence a mesma família do tubarão. Os dois possuem o esqueleto feito de cartilagem. Apesar das arraias serem mansas, podem oferecer grande perigo caso sintam-se ameaçadas. A maioria dos acidentes ocorre em praias no período do verão, quando o nível da água fica baixo e o ambiente fica mais propício ao animal e ao banho às margens dos rios.

Um acidente inusitado envolvendo uma arraia-pintada, matou uma mulher nos Estados Unidos, em 2008. A vítima, cujo nome não foi divulgado, passeava com sua família em um barco no Oceano Atlântico, perto da cidade de Marathon, na região de Florida Keys.

"De repente uma enorme arraia-pintada saltou da água para dentro do barco e bateu de frente com a mulher", afirmou Jorge Pino, funcionário da Comissão de Conservação de Peixes e Vida Selvagem da Flórida. Nos EUA são registrados anualmente cerca de 5.000 casos de acidentes com arraias. A maioria, sem grandes sequelas; os mais graves em geral terminam em amputação do membro ferido.

No Brasil, a Amazônia é a região com mais registros de acidentes por estes peixes, onde observou-se 88,4% das notificações desse tipo de acidente na região Norte, os relatando de envenenamentos por arraias se refere principalmente aos estados do Amapá e Amazonas.

Espero ter ajudado ◉‿◉


angrasousa41: Obrigada, novamente!!♡♡
lorenasilva8854: De nada ♡♡
Perguntas interessantes