História, perguntado por DaviAguiarS, 7 meses atrás

“Às armas, cidadãos
Formai vossos batalhões
Marchemos, marchemos!
Que um sangue impuro
Ague o nosso arado!”

Analisando o refrão de “A Marselhesa” – o Hino da França – podemos elaborar que o processo revolucionário francês, de 1789:

a - Foi feito através da reação da nobreza contra a imposição da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.

b - Foi um processo diplomático, já que o lema revolucionário “Fraternidade” previa a relação amistosa entre as classes sociais.

c - Ocorreu através de um forte ativismo de cunho popular muitas vezes caracterizado por lutas internas em defesa da cidadania.

d - Caracterizou-se pela submissão popular à nobreza contra exércitos estrangeiros que interferiam pela manutenção do Absolutismo Monárquico.

e - Não se manteve como referência na história nacional francesa devido a violência da canção popular que inspirou os eventos revolucionários.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
3

É correta a alternativa C, já que a letra da canção conclama a população "às armas", o que deixa bem claro que a Revolução Francesa, que foi um processo histórico longo e complexo, passou também por fases do uso político da violência e da luta entre classes com interesses incompatíveis.

Isto não significa que a Revolução Francesa foi "apenas" um processo violento ou que ocorreu "apenas" por meio da guerra de uma classe contra outra. Houve acordo diplomático, houve uma série de experimentos políticos (a França passou, entre 1789 e 1799, por três diferentes tipos de governo) e houve momentos que diferentes classes se tornaram as protagonistas políticas francesas.


DarkBlueSky: Boa tarde, Eduardo! Poderia me ajudar em uma atividade de história? É minha última pergunta, desde já lhe agradeço!
Respondido por THALYS0N
0

Resposta:

c

Explicação:

confia

Perguntas interessantes