“As angiospermas representam o filo Antófita, o qual inclui, pelo menos, 300.000 espécies, podendo chegar a 400.000 espécies, sendo assim, de longe, o maior filo de organismos fotossintetizantes. Nas suas características vegetativas e florais, as angiospermas são extremamente diversas. Em tamanho, elas variam de lentilhas d’água, que são plantas simples, flutuadoras, muitas vezes mal alcançando 1 mm de comprimento, a espécies arbóreas como Eucalyptus, de mais de 100 m de altura, com troncos de aproximadamente 20 m de diâmetro.” (HAVEN, 2014, p. 457).
O texto ilustra a diversidade presente no grupo das angiospermas, que representa a maior parte das plantas presentes no mundo visível. A respeito das angiospermas, assinale a alternativa correta.
Uma estrutura exclusiva das angiospermas é o fruto, que tem como função abrigar a semente, que por sua vez, contém o embrião. O amadurecimento dos frutos pode ser induzido a partir da aplicação do fitormônio etileno, utilizado comercialmente.
O tubo polínico foi uma estrutura reprodutiva inovadora que apareceu pela primeira vez nas angiospermas. Sua importância está relacionada à independência de água para o transporte de gametas, já que o núcleo espermático é transportado até a oosfera por meio deste tubo.
Algumas angiospermas típicas de ambientes áridos, tais como cactos e suculentas, possuem adaptação para o acúmulo de líquido em seu interior. Esse acúmulo ocorre no interior de um tecido denominado colênquima, que apresenta como uma de suas funções o armazenamento de substâncias.
O crescimento das angiospermas está condicionado à absorção de água e nutrientes pelas raízes. O transporte de água pelas raízes e xilema, pode ser explicado graças à princípios físicos, sendo um deles o gradiente de potencial hídrico, em que a água se move de um local em que o potencial é menor, para uma região de potencial hídrico maior.
Em angiospermas, a semente abriga o embrião em seu interior, envolto por um material nutritivo, o tegumento, que tem especial função em plantas que possuem dormência, já que a germinação só ocorre em condições favoráveis e, enquanto isso, o embrião permanece nutrido.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Uma estrutura exclusiva das angiospermas é o fruto, que tem como função abrigar a semente, que por sua vez, contém o embrião. O amadurecimento dos frutos pode ser induzido a partir da aplicação do fitormônio etileno, utilizado comercialmente.
Perguntas interessantes