As altitudes do relevo brasileiro são, em geral, modestas. O ponto mais alto do país não ultrapassa os 3 mil metros: o pico da neblina perto da fronteira do amazonas com a venezuela. Cerca de 41% do território nacional tem, no máximo, de altitude; 78% tem até e 92,7% até de altitude
Soluções para a tarefa
As altitudes do relevo brasileiro que são em sua maioria modestas, revelam que o território do país é: “geologicamente antigo, portanto mais desgastado. ” (alternativa c)
As altitudes do relevo brasileiro
As altitudes do relevo brasileiro são bastante modestas porque o território foi formado em uma era geológica antiga e atualmente não sofre diretamente o efeito do tectonismo.
Ao longo dos milhões de anos de sua formação, o território foi desgastado pelos agentes externos do intemperismo, o que contribuiu para resultar em uma área de altitudes modestas.
Algumas regiões do território brasileiro apresentam altitudes mais elevadas como o Pico da Neblina, mas essas áreas são bastante limitadas no território.
A questão completa é:
“As altitudes do relevo brasileiro são, em geral, modestas. O ponto mais alto do país não ultrapassa os 3 mil metros: o pico da Neblina (2993m), perto da fronteira do Amazonas com a Venezuela. Cerca de 41% do território nacional tem, no máximo, 200m de altitude; 78% tem até 500m; e 92,7% até 900m de altitude”.
As características descritas acima indicam que o relevo brasileiro é:
a) bastante acidentado, com elevada incidência de dobramentos modernos.
b) diretamente influenciado pelas ações recentes de tectonismos.
c) geologicamente antigo, portanto mais desgastado.
d) pouco transformado pelos agentes erosivos e intempéricos.
e) totalmente aplainado, com poucas áreas de depressão.
Aprenda mais sobre as altitudes do relevo brasileiro em: https://brainly.com.br/tarefa/10829480
#SPJ4