As alterações nas formas de exploração feudal que surgiram no final da época medieval estavam, naturalmente, longe de serem insignificantes. Na realidade, foram precisamente essas mudanças que mudaram as formas do Estado. Essencialmente, o absolutismo era apenas isto: um aparelho de dominação feudal alargado e reforçado, destinado a fixar as massas camponesas na sua posição social tradicional, a despeito e contra os benefícios que elas tinham conquistado com a grande mudança na forma de pagamento dos seus tributos como corveia e talha. ANDERSON, Perry. Linhagens do Estado Absolutista. Porto, Edições Afrontamento, 1984, p. 18.
Considerando o trecho exposto acima e, em especial, a expressão “aparelho de dominação feudal alargado e reforçado”, analise as afirmações a seguir:
I. Na ótica de Anderson, o Estado absolutista não protagonizou um domínio essencialmente burguês, mas um aparelho de dominação feudal reformulado.
II. Segundo Anderson, o campesinato e a burguesia, ambos integrantes do Terceiro Estado da sociedade europeia, teriam realizado um processo revolucionário por meio do qual conseguiram extinguir os privilégios da nobreza e do clero. Assim, camponeses e burgueses se uniram para reforçar esse Estado do período moderno.
III. No Estado absolutista, apontado por Perry Anderson, houve alterações sociais, econômicas e políticas. Entretanto, apesar dessas transformações, a classe que continuou mantendo o domínio sobre a sociedade continuou sendo a tradicional nobreza.
IV. Para Anderson, essa tese afirma que a nobreza garantiu a hegemonia política e social então em vigor durante o período feudal, às novas circunstâncias apresentadas com o advento da sociedade moderna.
V. Em linhas gerais, Anderson questiona o poder de Estado, acreditando que faltava a este uma classe dirigente e que fosse capaz de alargar e reforçar o poder político, impondo novas normas e abolindo privilégios remanescentes da era feudal.
É correto o que se afirma em:
1: I, apenas.
2: I e II, apenas.
3: I, III e IV, apenas.
4: III, IV e V, apenas.
5: I, II, III, IV e V.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
2: I e II, apenas. Pois Anderson questiona o poder de Estado, acreditando que faltava a este uma classe dirigente e que fosse capaz de alargar e reforçar o poder político, impondo novas normas e abolindo privilégios remanescentes da era feudal.
realtonerpr:
Não concordo!
Respondido por
6
Alternativa correta: 3
I, III e IV, apenas.
"nesse período não houve processo revolucionário por meio do qual conseguiram extinguir os privilégios da nobreza e do clero"
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás