As alterações cromossômicas podem causar consequências sérias e, até mesmo, letais. Sobre esse contexto, não é correto afirmar:
(A)O cromossomo X de mamíferos é um caso especial, pois a inativação do X em fêmeas controla o nível de produtos gênicos codificados pelo X independentemente do número de cromossomos X na célula.
(B)Triploides são sempre estéreis, pois um tríplex de cromossomos não pode parear e segregar corretamente na meiose.
(C)As Monossomias autossômicas possuem consequências ainda mais catastróficas que as trissomias e, são invariavelmente letais nos primeiros estágios de vida do embrião.
(D)Possuir cromossomos sexuais extras pode causar muito menos efeito do que ter um cromossomo autossomo extra.
(E)Em homens a monossomia, 45,Y, pode ter poucas consequências importantes.
Soluções para a tarefa
As monossomias são ainda piores do que as trissomias, isso porque faltam genes e surgem problemas com a expressão de alelos recessivos que jamais deveriam ser expressados, levando a morte nas primeiras fases da vida (alternativa C).
As monossomias em cromossomos sexuais são menos problemáticas, isso porque são menos genes afetado, mas ainda assim são graves e causam grandes problemas ao desenvolvimento fetal e na vida pós-uterina.
A falta de um cromossomo é a falta de vários genes, imagine que as proteínas da sua pele parassem de ser produzidas por não haverem genes para tal, você morreria, e esse é só um exemplo.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/18143268
Resposta: Em homens a monossomia, 45,Y, pode ter poucas consequências importantes.
Explicação: corrigido pelo Ava.