As alterações na estrutura dos cromossomos são classificadas em dois tipos: aquelas que causam alteração no número de genes e nas quais há mudança na localização dos genes. Defina cromossomos em anel:
A) Alteração que ocorre quando um cromossomo apresenta duas deleções terminais e as suas extremidades, agora sem os telômeros, tendem a reunir-se, levando à formação de um cromossomo em anel nesse tipo de alteração, há transferência de segmentos de um cromossomo para outro, geralmente não homólogo.
B)Forma-se quando a divisão do centrômero, durante a divisão celular, dá-se transversalmente, em vez de longitudinalmente. Como consequência dessa divisão anormal, os dois cromossomos resultantes apresentam-se com braços iguais (metacêntricos), sendo duplicados para um dos braços originais e deficientes para o outro.
C) Repetição de um segmento cromossômico, causando um aumento do número de genes.
D) Nenhuma das alternativas.
E) Perdas de segmentos cromossômicos, as quais podem ocorrer como resultado de uma simples quebra, sem reunião das extremidades quebradas (deleção terminal), ou de uma dupla quebra, com perda de um segmento interno, seguida da união dos segmentos quebrados (deleção intersticial).
Soluções para a tarefa
Resposta:
Resposta certa é a letra A
Explicação:
A alternativa correta sobre o cromossomo em anel é a Letra A (Alteração que ocorre quando um cromossomo apresenta duas deleções terminais e as suas extremidades, agora sem os telômeros, tendem a reunir-se, levando à formação de um cromossomo em anel nesse tipo de alteração, há transferência de segmentos de um cromossomo para outro, geralmente não homólogo.)
O cromossomo em anel é um tipo de alteração que ocorre na estrutura cromossômica, e que aparece quando acontece (por algum motivo) uma quebra nas duas extremidades do cromossomo.
Essa quebra (do braço curto e do braço longo) é seguida por uma fusão. No caso desse tipo de alteração estrutural, o indivíduo pode ter consequências fenotipicas gerando anomalias.
Algumas das consequências é a instabilidade mitótica dos anéis, uma deleção da cromatina das duas pontas, e isso tudo pode gerar células monossômicas ou trissômicas.
É um tipo de alteração que ainda não é tão bem compreendida, mas que já existem pesquisadores interessados em desvendar esses mistérios.
Para saber mais sobre os cromossomos clique em:
https://brainly.com.br/tarefa/1561847
Bons estudos!