As águas oceânicas são imensas massas de água salgada, com grande diversidade biológica e que podem gerar muita riqueza econômica. Com base na exploração econômica e na contaminação dos oceanos, assinale a alternativa correta. * Os oceanos têm muita importância no contato entre os povos, mas o transporte por vias marítimas ainda é um dos mais caros, por isso é menos utilizado. Poucos países conseguem manter portos com capacidade para navios cargueiros, o que torna inviável a instalação de indústrias em áreas litorâneas. Além de ser uma área de transporte de pessoas e mercadorias, os oceanos são fontes de recursos, como mostram a pesca e a extração do sal, do petróleo e do gás natural. Devido à sua importância econômica, a riqueza da vida marinha vem sendo preservada, apresentando pouca redução da sua vida animal, principalmente com as fazendas no mar.
Soluções para a tarefa
Explicação:
As pessoas sempre conviveram com a ideia de que o mundo era constituído por cinco oceanos. No entanto, conforme as classificações mais recentes, existem apenas três oceanos no mundo. Assinale a alternativa que indica corretamente os seus respectivos nomes:
a) Glacial Ártico, Índico e Pacífico
b) Glacial Antártico, Atlântico e Índico
c) Pacífico, Atlântico e Índico
d) Glacial Ártico, Glacial Antártico e Atlântico
e) Pacífico, Antártico e Boreal
Ver Resposta
QUESTÃO 2
Assinale a alternativa que não aponta uma importância dos oceanos para a Terra ou para os seres vivos:
a) Dentre os elementos terrestres, são os oceanos os maiores responsáveis por influenciar os climas do planeta.
b) Os oceanos funcionam como indicativos químicos e biológicos das condições biológicas e climáticas.
c) É nos oceanos que há a maior absorção de CO2 da atmosfera, através da fotossíntese realizada pelos plânctons e algas marinhas.
d) Os oceanos são os responsáveis pela abundância de água para as atividades humanas relacionadas com o consumo dessa substância pelo organismo.
Ver Resposta
QUESTÃO 3
A circulação dos oceanos tem uma influência direta sobre a vida na Terra. Sem os oceanos, extensas áreas do nosso planeta seriam excessivamente quentes ou frias.
Assim, para melhor compreender o sistema climático do planeta, devemos estudar a circulação oceânica, analisando os efeitos simultâneos da distribuição da temperatura em toda a superfície do globo terrestre conjuntamente com a distribuição dos ventos marítimos.
No início, os navios foram os únicos meios de transporte usados para estudar as correntes oceânicas. Seu levantamento limitava-se a alguns meses de observações quase sempre regionais. Com o uso dos satélites foi possível desenvolver novas e mais completas e preciosas técnicas de observação da circulação global das correntes marítimas a partir do espaço, por intermédio do estudo topográfico da superfície marítima. […].
MOURÃO, R. R. F. Os Oceanos e o Clima. Revista ECO-21, ed. 41. Disponível em: <http://www.eco21.com.br>. Acesso em: 22/11/2013.
A importância e influência dos oceanos sobre os climas devem-se à:
I. capacidade de transportar o calor das zonas equatoriais e tropicais para os polos, ajudando a reduzir as diferenças térmicas entre as diferentes regiões do planeta;
II. manutenção das baixas temperaturas durante todo o ano nas regiões costeiras em função da ação de suas águas gélidas sobre o litoral;
III. habilidade em conter a amplitude térmica nas regiões litorâneas em razão do aumento da umidade do ar por eles proporcionada.
Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s):
a) I
b) II
c) I e II
d) I e