Saúde, perguntado por annycarolinyppp6h4ya, 9 meses atrás

As adaptações necessárias na alimentação dos idosos devem ser realizadas para promover maior conforto, autonomia e segurança no preparo das refeições. É preciso também respeitar as preferências alimentares desse grupo, bem como possíveis limitações que interfiram em sua alimentação. Dificuldades de mastigar e engolir devem ser respeitadas, para que se consiga ingerir a quantidade e qualidade de alimentos necessárias para manutenção da saúde, lembrando sempre de buscar atingir as recomendações de ingestão de nutrientes contidos nas Dietary Reference Intakes (DRI).

MORAES, E. N. et al. Avaliação clínico-funcional do idoso. Princípios básicos de geriatria e gerontologia. Belo Horizonte: Coopmed, p. 63-84, 2008.



A respeito das alterações no sistema digestivo de idosos, avalie as seguintes asserções:



I. Presbiesôfago é uma alteração que leva a diminuição da força das contrações do esôfago para levar o alimento até seu destino.

II. Na doença do refluxo gastroesofágico pode ocorrer o megaesôfago chagásico, que promove a dificuldade de deglutição.

III. A gastrite atrófica se instala pela diminuição da secreção de muco e bicarbonato na mucosa gástrica.

Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:

Escolha uma:
a.
II e III, apenas.

b.
I e II apenas.

c.
I, apenas.

d.
I e III, apenas.

e.
I, II e III, apenas. Incorreto

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
13

A alternativa D) é a correta.

Na doença do refluxo gastroesofágico pode ocorrer o megaesôfago, sem ser por causa chagásica, que promove a dificuldade de deglutição.

A gastrite ocorre por conta dos danos a parede do estomago, e isso está ligado com a perda da barreira protetora do estomago, para que os ácidos do próprio estomago não o destrua.

A perda de glândulas secretoras de muco e bicarbonado é um dos motivos que leva o individuo a gastrite, e posteriormente as ulcera.

Perguntas interessantes