ENEM, perguntado por Jonny1234, 11 meses atrás

As ações urbanas e projetos urbanísticos vêm designados de formas diferentes – com o objetivo de criar conceitos e critérios específicos em cada contexto – fazendo uso, nesses casos, de nomenclaturas que se distinguem e, ao mesmo tempo, se confundem, cooperando com o uso errôneo e indiscriminado dessas inúmeras terminologias. O efeito desses múltiplos fatores resulta em expressões feitas por pura objetividade, sem levar em conta ideologias e a ordem econômica. É por isso, que a conceituação de termos como renovação, requalificação, revitalização, entre outros, devem ser entendidos de forma clara e precisa. Sobre os termos relacionados ao urbanismo, relacione colunas A e B. Coluna A Coluna B 1. Renovação Urbana I - é uma estratégia de gestão urbana que através de diversas ações busca valorizar as potencialidades sociais, econômicas e funcionais das áreas, melhorando a qualidade de vida dos moradores ou usuários. 2. Revitalização Urbana II - é o termo utilizado para as ações que visam a melhoria de condições de uma área que se encontre degradada ou em processo de degradação em comparação com seu histórico. A qualificação do espaço é atingida, através do aumento da atratividade e competitividade gerados pela recentralização econômica. 3. Requalificação Urbana III - é a adequação de edificações ou áreas antigas de maneira a torna-las utilizáveis para as funções contemporâneas. É uma estratégia que possibilita a preservação do patrimônio histórico e cultural aliado ao desenvolvimento urbano sustentável. 4. Conservação Integrada IV - é o termo utilizado nas ações que implicam a demolição e substituição por um novo padrão de edificações e/ou traçado urbano. Esse processo, normalmente, acompanha a densidade populacional da área e a expulsão dos residentes como por exemplo a construção da Avenida Rio Branco no Rio de Janeiro na década de 1900, a demolição do Morro do Castelo no também no Rio de Janeiro na década de 1920 e a Av. Borges de Medeiros em Porto Alegre na década de 1930 (BRASIL, 2014). 5. Reabilitação Urbana V - é o termo utilizado para estratégias que visam a retomada da vida econômica e social, através da geração de atividades econômicas que atraiam pessoas e tragam vida à determinada área. Como exemplo temos: o Programa de Incentivo à Revitalização de Áreas Urbanas Degradadas (PRO-URBE) realizado pelo Governo de São Paulo no ano de 2007. Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre as colunas. Escolha uma: a. 1 - III, 2 - V, 3 - II, 4 - I, 5 - IV. b. 1 -I, 2 - II, 3 - III, 4 – IV, 5 – V. c. 1 - II, 2 - III, 3 - IV, 4 – V, 5 - I. d. 1 - IV, 2 - V, 3 - II, 4 – III, 5 - I. e. 1 - V, 2 - IV, 3 - I, 4 - II, 5 - III.

Soluções para a tarefa

Respondido por HelderGums
1

Resposta:

1 - IV, 2 - V, 3 - II, 4 – III, 5 - I.

Explicação:

Renovação urbana é o termo utilizado nas ações que implicam a demolição e substituição por um novo padrão de edificações e/ou traçado urbano. Esse processo, normalmente, acompanha a densidade populacional da área e a expulsão dos residentes, como a construção da Avenida Rio Branco no Rio de Janeiro na década de 1900, a demolição do Morro do Castelo também no Rio de Janeiro na década de 1920 e a Avenida Borges de Medeiros em Porto Alegre na década de 1930 (BRASIL, 2014).

Revitalização urbana é o termo utilizado para estratégias que visam a retomada da vida econômica e social, pela geração de atividades econômicas que atraiam pessoas e tragam vida à determinada área. Como exemplo temos o Programa de Incentivo à Revitalização de Áreas Urbanas Degradadas (PRO-URBE), realizado pelo Governo de São Paulo no ano de 2007.

Requalificação é o termo utilizado para as ações que visam a melhoria de condições de uma área que se encontre degradada ou em processo de degradação em comparação com seu histórico. A qualificação do espaço é atingida por meio do aumento da atratividade e competitividade gerados pela recentralização econômica. Como exemplo temos o Projeto Porto Maravilha realizado na Cidade do Rio de Janeiro, em 2010, como fruto de uma Operação Urbana Consorciada (OUC).

Conservação integrada é a adequação de edificações ou áreas antigas de maneira a torná-las utilizáveis para as funções contemporâneas. É uma estratégia que possibilita a preservação do patrimônio histórico e cultural aliado ao desenvolvimento urbano sustentável.

Reabilitação é uma estratégia de gestão urbana que por meio de diversas ações busca valorizar as potencialidades sociais, econômicas e funcionais das áreas, melhorando a qualidade de vida do moradores ou usuários. Como exemplo temos o Plano de Reabilitação do Hipercentro de Belo Horizonte em 2007, e o Plano de Reabilitação do Centro Antigo de Salvador em 2010 (BRASIL, 2014).

Respondido por vchinchilla22
2

Sobre os tipos de ações urbanas e projetos urbanísticos a associação correta é: Alternativa D) 1 - IV, 2 - V, 3 - II, 4 – III, 5 - I.

Intervenções urbanas

As intervenções urbanas são qualquer tipo de ação que interfere no espaço urbano, a qual pode ser permanente ou temporária. Dentre as principais ações urbanas, temos:

  • Renovação: são as ações que implicam a demolição e substituição das estruturas por um novo padrão urbano.

  • Revitalização: consiste em atrair moradores e usuários para retomar a vida econômica e social de uma área.

  • Requalificação: referi-se aquelas ações que procuram melhorar as condições de uma área degradada ou em processo de degradação.

  • Conservação Integrada: consiste em tornar utilizáveis áreas antigas, através da adequação de edificações.

  • Reabilitação: visa a valorização dos aspectos sociais, econômicos e funcionais das áreas, para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Entenda mais sobre o urbanismo em: https://brainly.com.br/tarefa/32516113

Anexos:
Perguntas interessantes