Pedagogia, perguntado por kiki82, 1 ano atrás

As ações afirmativas são também conhecidas como "discriminação positiva". Essa expressão é um tipo de discriminação a favor de pessoas que por algum motivo estão em desvantagens em relação a outros grupos sociais. 

Sabendo do que se trata uma discriminação positiva, assinale a alternativa que mostra em que campo social ela atua:

Alternativas:

a)

As discriminações positivas são exclusividades de atuações governamentais e podem atuar em qualquer campo social mesmo que acentuem as desigualdades.

b)

As discriminações positivas ou ações afirmativas se concretizam em contexto não democráticos, atuando no mercado de trabalho em prol dos trabalhadores em geral.

c)

Atuam no mercado de trabalho, com a contratação, qualificação e promoção de funcionário; o sistema educacional, especialmente o ensino superior e a representação política, promovendo a igualdade entre os indivíduos.

d)

As ações afirmativas atuam nos direitos dos cidadãos reconhecendo as desigualdades, mas as mantendo em prol da ordem da sociedade e do progresso da nação.

e)

Por reconhecer a figura de um ser abstrato, as ações afirmativas privilegiam o "ser" Universal, pois as diferenças não podem ser levadas em conta, uma vez que elas reconhecem a igualdade entre os homens.

4)

Para muitos alunos do EJA, a questão mais importante é  o fato de não saber ler e escrever. Isso é algo que o desvaloriza, e que se torna vergonhoso e  incomoda. O simples fato de conseguir assinar o nome já faz com que o aluno se sinta menos inferiorizado.  O que acontece neste caso é que não há grande diferença entre aquele que é analfabeto e o que apenas sabe assinar o nome. (Fonte: SILVA, S. A. da; FERREIRA, S.F.; FERREIRA, D.M.  A expectativa dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com relação à educação para o trabalho. Disponível em:  https://www.ufpe.br/ce/images/Graduacao_pedagogia/pdf/2012.1/a%20expectativa%20dos%20alunos%20da%20educao%20de%20jovens%20e%20adultos.pdf   acesso em 21/12/2016)

Além da proposta de alfabetização, o ensino de jovens e adultos está preocupado com a formação do cidadão. Assinale a afirmativa que mostra qual as principais expectativas desse tipo de educação:

Alternativas:

a)

aprendizagem da assinatura do nome, as primeiras letras, os números primários

b)

Reparar, equalizar e qualificar o educando para si e para a sociedade

c)

Ler letreiros de ônibus, conseguir fazer troco, ler rótulos de produtos.

d)

função organizadora, reparadora e administradora.

e)

função equalizadora, proporcionar aprendizado básico, aumentar a auto estima por saber assinar o nome.
19/10

Soluções para a tarefa

Respondido por edionesramos
30
Na primeira acho que é a letra. C
c) Atuam no mercado de trabalho, com a contratação, qualificação e promoção de funcionário; o sistema educacional, especialmente o ensino superior e a representação política, promovendo a igualdade entre os indivíduos.

Na segunda Nº4:
b) Reparar, equalizar e qualificar o educando para si e para a sociedade.
Respondido por mariairanicesil
0

Kaufmann em seu livro "Ações Afirmativas à Brasileira - Necessidade ou Mito"  faz uma crítica aos que são favoráveis a política de cotas, acusando-os de copiar o modelo norte-americano que, segundo ela, não serve de parâmetro para a proposta de ações afirmativas em nosso país. "No Brasil, dois fatos principais parecem conduzir à necessidade de uma análise toda própria da questão: nunca houve um sistema de segregação institucional entre raças, seja por meio de leis, de decisões judiciais ou de atos de governo, além disso, a forma como fomos colonizados nos levou a uma sociedade altamente miscigenada. O estudo do tema no Brasil precisa ser feito a partir de paradigmas totalmente distintos dos adotados pelos norte-americanos". ( KAUFMANN, 2007,p.211 apud ALVES, 2008, p.88)



(Fonte: ALVES, C. Negros. O Brasil deve milhões. 120 anos de uma abolição inacabada.São Paulo; Editora Scortecci, 2008)


De acordo com a  pensamento de Kaufmann citado por Alves (2008), em relação à Lei de Cotas, assinale a alternativa que faz a crítica à posição da autora:

Escolha uma:

a.


difícil fazer uma crítica à posição dessa autora contra as cotas, pois temos uma democracia racial no Brasil e as estruturas sociais brasileiras são muito diferentes das do Estados Unidos da América.

b.


A posição da autora sobre o Brasil ser um país miscigenado e, portanto, não racista está correta, porém está incorreta a sua posição de que as cotas no Brasil devem se basear por paradigmas diferentes dos daqueles adotados nos EUA.

c.


A crítica para o texto da autora só cabe à proposta da necessidade de uma análise própria da questão, pois em muitos países as leis de cotas já foram discutidas  e  chegaram às mesmas posições que foram adotadas por todos.

d.


A posição da autora sobre o Brasil ser um país miscigenado e, portanto, não racista está incorreta, porém é verdadeira a sua posição de que as cotas no Brasil devem se basear por paradigmas diferentes dos daqueles adotados nos EUA.

e.


A autora considera que no Brasil há uma democracia racial, desconsiderando mecanismos de segregação que estão presentes na sociedade brasileira, declarados ou sob o véu da miscigenação. Correto


Perguntas interessantes