as ações afirmativas são a principal estratégia para combater e superar as práticas racistas. Dê exemplo de uma dessas ações e discuta seu impacto na sociedade brasileira.
Soluções para a tarefa
- Um exemplo são as cotas, que facilitam o acesso de pobres e negros a universidades. O objetivo delas é de incluir essas pessoas no ensino superior, já que a concorrência com escolas privadas é injusta. E para as cotas de negros a justificativa é por causa da escravidão, que os manteve em anos de atraso em relação ao brancos.
Resposta:
Explicação:
O sistema de cotas é a ação afirmativa mais comum nos diversos países que adotaram essas políticas. Sendo também a mais polêmica, por estabelecer determinado número ou percentual a ser ocupado por grupo(s) definido(s) com base em critérios variados. No Brasil foram adotado cotas para as minorias sociais. Por um lado as políticas de ações afirmativas na modalidade cotas tem servido para que mais pessoas negras ingressassem nas universidades e apresentar a sociedade as questões vividas pelos indígenas, por outro não produziram a alteração necessária na estrutura social que mantém as desigualdades étnico-raciais e todas as formas de desigualdade no Brasil. As ações afirmativas podem ser o início de um caminho rumo a uma sociedade fundamentada no respeito às diferenças e aos direitos humanos.