Sociologia, perguntado por chellepereira2, 1 ano atrás

As abordagens de Marx e Weber divergem essencialmente tanto em relação ao viés teórico-metodológico quanto aos objetos de análise. O olhar de Marx se dirige à sociedade capitalista, seu modo de produção, contradições, limites e problemas. Enquanto Max Weber tem em foco o entendimento da sociedade pela ação dos indivíduos.
Fonte: Citação elaborada pelo autor desta questão.
De acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos socioculturais da educação sobre as principais diferenças entre Marx e Weber, assinale a alternativa correta:
A Existe uma confluência entre os autores em relação a raiz dos conflitos existentes na sociedade industrial moderna. Ambos concordam que o aspecto econômico é central para explicar o funcionamento da sociedade.
B Marx toma o fator econômico como determinante para explicar as contradições da sociedade, Weber entende que o os conflitos são reais, porém multicausais.
C Tanto Marx quanto Weber elaboram uma crítica social e propõem, dentro do escopo de seus pensamentos, uma alternativa ao capitalismo.
D Weber, ao analisar a origem do capitalismo industrial, identifica o protestantismo como fator gerador do ethos Marx concorda e acrescenta que que a religião justifica o domínio e a exploração como sendo o ópio do povo.
E Tanto o individualismo metodológico (Weber) quanto o materialismo dialético (Marx) estão de acordo sobre o funcionamento básico da sociedade, isto é, as classes são o motor da história.

Soluções para a tarefa

Respondido por larissa1397
7
b,pois Marx propõe que as origens dos conflitos está na distinção econômica enquanto Weber relata que os conflitos vão além das diferenças econômicas.
Respondido por Matheusieti
9

De fato a alternativa B está correta.

Weber partiu da observação e da análise sobre as ações sociais, como formas de interação da sociedade para o indivíduo afim de atuar coercitivamente, punindo ou disciplinando, porém, com o intuito de manter o equilíbrio.

Marx partiu do pressuposto que as classes sociais eram divididas entre a burguesia (os indivíduos que possuíam a maior parte financeira) e o proletariado (a parcela economicamente desfavorecida), e, a partir disso buscou estudar como as relações sociais se davam nesse processo.

Perguntas interessantes