As 49 aglomerações urbanas abrigam um total de 74.351.358 habitantes, concentrando 60,39% da população urbana e 47,32% da população total do país, cabendo
destacar que as aglomerações em nível metropolitano concentram 53.908.425 habitantes, correspondendo a 43,78% da população urbana e a 34,31% da população total do país. No caso das metrópoles globais (São Paulo e Rio de Janeiro), esta concentração é de 22,10% e 17,32% para a população urbana e total do país, respectivamente. Esses percentuais traduzem o peso do processo de metropolização ocorrido nas últimas décadas e a importância que as aglomerações urbanas adquiriram no cenário nacional. A análise da dimensão do núcleo e da periferia da aglomeração permite identificar aglomerações de quatro tipos: - aglomerações urbanas cuja população do núcleo é superior à da periferia – este é o caso da maioria das aglomerações (31); - aglomerações cuja população do núcleo se aproxima à da periferia (8); - aglomerações cuja população da periferia é superior à do núcleo (6); - aglomerações constituídas por dois ou mais núcleos, porém sem periferia (4). A distribuição territorial desse conjunto de aglomerações está relacionada ao processo de ocupação territorial do país, adensando-se no Centro-Sul e no Nordeste. Essa distribuição, em geral, acompanha a faixa litorânea, apresenta maior interiorização no Centro Sul e se torna menos compacta na medida em que avança para o oeste do país, deixando de existir a partir do meridiano que corta a aglomeração de Cuiabá. A análise do quadro evolutivo de aglomerações urbanas no país revela que a grande mudança no processo de evolução metropolitana se deu no período 1960-80.
MOTTA, Diana Meirelles da; AJARA, Cesar. Configuração da Rede Urbana do Brasil. Revista Paranaense de Desenvolvimento, Curitiba, n. 100, p. 7-25, jan./jun. 2001. Disponível em: http://www.ipardes.gov.br/pdf/revista_PR/100/diana.pdf. Acesso:24/05/2015.
Tomando por base as temáticas abordadas nas aulas e no referencial bibliográfico da disciplina analise as afirmações abaixo, no que diz respeito as mudanças gerada pela nova configuração do meio urbano e escolha a alternativa correta.
( ) O novo cenário urbano gera o surgimento de novas espacialidade da economia brasileira incluindo conceitos como fronteiras econômica internas; polo dinâmicos e áreas estagnadas.
( ) Percebe-se que no novo cenário urbano as distâncias não influenciam mais como no passado, visto o avanço da internet e dos formatos de teletrabalho.
( ) O novo cenário urbano demanda novos critérios e de metodologias para a preensão das hierarquia da rede urbana.
( ) Com a nova configuração do meio urbano surge novos de relacionamento virtuais distanciado o físico do social.
A V, F, V, V
B F, V, F, V
C V, V, F, F
D V, F, V, F
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
eu acredito que seja letra D
Perguntas interessantes
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Português,
1 ano atrás