as 20 principais regras de tenis de quadra
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
A bola
A bolinha de tênis deve ter uma superfície externa uniforme e ter as cores branca ou amarela. Se houver qualquer junta, esta não pode apresentar costura. Seu diâmetro está entre 6,35 a 6,67 centímetros e seu deve ser maior do que 56,7 e menor do que 58,5 gramas.
A raquete
Dentro de um padrão rígido de normas, a raquete de tênis deve ter sua superfície plana e não é permitido mais de um padrão de cordas na face de uma mesma raquete. Este padrão deve ser uniforme e não menos denso no centro do que em outras áreas.
A raquete não pode exceder o tamanho de 73,66 centímetros no seu comprimento, incluindo o cabo, e também não pode exceder os 31,75 centímetros de largura total.
A sua superfície encordoada não deve exceder os 39,37 centímetros no seu comprimento e os 29,21 centímetros na sua largura.
Os juízes
Em uma partida de tênis há no total cerca de 12 juízes divididos em Juiz de cadeira, juiz de rede, juizes de linha laterais e central, juizes de serviço e juizes de saque. Abaixo, você verá quem é cada um deles e quais as suas funções. Observe a figura acima com as explicações abaixo.
Juiz de cadeira: É responsável por comandar a partida. Ele anuncia o placar e tem o poder de reverter as decisões dos demais árbitros. Aplica penalizações, como advertência, perda de ponto e suspensão.
Juiz de rede: Fiscaliza se a bola toca ou não na rede durante um saque. Um dispositivo eletrônico pode auxiliá-lo.
Juiz de saque: São dois em quadra. São responsáveis por cuidar se o saque dado pelo tenista adversário não saiu da linha de saque.
Juiz de serviço: São dois. Observam se o atleta não pisa na linha na hora do saque.
Juízes de linha: São quatros os juízes de linha, dois de cada lado da quadra. Eles são responsáveis por identificar se o saque entrou ou não na área de serviço e orientam o juiz de cadeira em relação as faltas.
Juiz central de linha: São dois também. Observam se a bola atinge o lado correto da quadra na hora do saque.
Juiz de fundo de quadra: Ele pode suspender o jogo por causa do mau tempo, por exemplo. Além disso, pode desclassificar um atleta por conduta antidesportiva.
Pegador de bola: É o responsável por apanhar as bolas na quadra e alcança-las aos tenistas.
As regras básicas do jogo de tênis
Já conhecemos tudo o que se precisa para jogar o tênis nos capítulos acima. Agora, vamos ver como é jogado o tênis tanto o de simples quanto o de duplas, mostrando as regras básicas para melhor compreensão do jogo.
O objetivo: O objetivo do tênis é fazer com que a bolinha passa por cima da rede e quique dentro da quadra adversária. Os jogadores devem rebater a bolinha em direção ao adversário antes ou depois dela pingar uma única vez. Se a bola quicar duas vezes, para na rede ou for rebatida para fora da quadra, o ponto será concedido ao adversário. Um sorteio define quem inicia a partida.
A partida: A partida é dividida em sets, games e pontos. Vence quem ganhar dois sets. Algumas competições realizam partidas com melhor de cinco sets, ou seja, ao invés de vencer dois sets, o jogador precisa vencer três.
O Set: O atleta que ganhar seis games, com uma diferença mínima de dois games em relação ao adversário, vence o set. Se o placar ficar em 5 a 5, dois novos games são jogados. Com novo empate, joga-se o tie break.
O Game: Os pontos são contados em 0, 15, 30, 40 e um game. Se houver empate por 40 a 40, vence quem fizer dois pontos seguidos.
O tie break: É o desempate do set. Nele, cada jogada vale um ponto. Após um tenista sacar a primeira bola, os jogadores alternam dois saques. Quem fizer sete pontos ou mais, sendo eles dois de diferença, vence o set.
O saque: Os saques, ou serviços, são alternados a cada game. Quem saca tem duas chances para acertar o serviço. Cada serviço, o tenista deve lançar a bola por cima da rede e atingir o solo dentro da área de saque diagonal oposta. Se o adversário não conseguir rebater a bola, o sacador ganha o ponto chamado de “ace”. Já quando um jogador vence o game enquanto o outro está sacando, ocorre a conhecida “quebra de serviço”. Em cada saque, ou serviço, o jogador deve se posicionar alternadamente do lado direito e esquerdo da quadra, começando sempre o game pelo lado direito.
Troca de lado: Os jogadores devem trocar de lado no fim do primeiro, do terceiro e de cada game ímpar subsequente de cada set e no final de cada set, a menos que o total de games naquele set seja par, caso em que a troca não é feita até o fim do primeiro game do set seguinte.
Bola na linha: Se a bola tocar na linha é considerada dentro da quadra. Portanto é ponto.
O sistema de pontos 0, 15, 30, 40 e game: Depois de pesquisarmos em alguns livros o porquê o sistema de pontuação do tênis é desta maneira, encontramos a resposta e ela é bastante curiosa.
Perguntas interessantes
História,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Filosofia,
1 ano atrás