ARTPOP – capa do álbum. Lady Gaga. Arte da capa : Jeff Koons, 2013.
Em 2013, a artista-musicista-atriz Lady Gaga presenteou o mundo das artes audio-visuais com o seu terceiro trabalho de estúdio, denominado ARTPOP. Controverso, o álbum flerta com questões da arte, que já vinham sido exploradas pela artista, por meio de uma sonoridade eletrônica de vanguarda que causou estranheza à crítica especializada na época. A arte da capa do álbum foi desenvolvida pelo artista plástico Jeff Koons, famoso por outras obras como « Puppy » no Museu Guggenheim de Bilbao. A seguir, um excerto da entrevista de Koons para a MTV sobre a criação da capa do álbum: "Com a capa, eu queria ter Gaga ali como uma escultura, como um tipo de forma tridimensional junto à bola espelhada, porque a bola realmente se torna uma espécie de símbolo para tudo – ela reflete e afirma você, afirma sua existência e, a partir dessa afirmação, você começa a querer mais. Há uma transcendência que o leva a tudo. Então esse aspecto está aí. "
Dísponível em : http://www.mtvcom/news/1717125/lady-gaga-artpop-album-art-jeff-koons/. Tradução do autor.
A capa reúne uma série de referências a obras que marcaram a história da arte, do Renascimento (com « O Nascimento de Vênus » de Sandro Boticelli) à produção contemporânea (uma variedade de obras do próprio Jeff Koons, como « Woman in Tub », de 1988). Sobre a produção artística contemporânea e sua relação com o trabalho dos dois artistas, avalie as asserções a seguir :
I. A arte não é mais entendida como exclusividade dos museus e o seu caráter intersemiótico colabora para a implementação de uma noção de arte como experiência que contempla não somente o sentido da visão, como fizeram os artistas do Modernismo, mas todos. É sobre este aspecto que Koons e Lady Gaga se unem: contemporaneamente, a sonoridade do álbum não pretende se isolar da estética visual criada por Koons, mas sim ser sentida e interpretada em conjunto a ela.
PORQUE
II. A intersemioticidade dos meios proposta pela Arte Contemporânea superou o purismo proposto pelos modernistas, bem como a pureza estética das « belas artes », especialmente da pintura e escultura. Isso permitiu novas maneiras de produzir arte, por meio da exploração dos meios de comunicação, tecnologias e do uso de bens simbólicos industrias.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições falsas.
Alternativa 2:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 4:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
alternativa 4" 1 e 2 são proposições verdadeiras e a 2 parece justificar a
Explicação:
Perguntas interessantes