artistas Peixoto munch e suas obras
Soluções para a tarefa
Resposta:
Vida e obras
Explicação:
Edvard Munch foi um renomado pintor e artista plástico norueguês, precursor do expressionismo alemão.
Nascido em Loten, Noruega, no dia 12 de Dezembro de 1863, Edvard Munch foi o segundo filho de Christian Munch e Laura Cathrine.
Teve três irmãs (Sophie, Laura e Inger) e um irmão (Andreas). Ainda muito jovem, perde a mãe (1868) e a irmã Sophie (1877) por tuberculose.
Já adulto, em 1879 ingressa no curso de engenharia, do qual desiste para se tornar pintor (1880). Passa a frequentar a Escola de Artes e Ofícios de Oslo.
Ali, ele conhece as obras impressionistas de Courbet e Manet, as quais lhe influenciaram, mas que, todavia, ele rejeitou no expressionismo.
Em 1882, passa a atuar num estúdio alugado em Oslo. Um ano mais tarde, começa a se destacar e exibe pela primeira vez na Exposição de Outono de Oslo.
A partir de 1889, Munch ganhará uma série de bolsas de estudo que lhe possibilitam viajar e se aperfeiçoar.
Em Paris se relaciona com os pós-impressionistas Toulouse-Lautrec e Paul Gauguin. Deles, recebe grande influência, sem mencionar no impacto causado pela obra de Vincent Van Gogh, a qual ele conhece pela primeira vez.
Por sua vez, Edvard Munch continua seu intercâmbio por Berlim, Paris, Nice, Florença e Roma.
Fato curioso foi sua exposição de 1892 em Berlim. Foi cancelada uma semana após a abertura, devido ao grande choque causado no público e nos críticos de arte.
Apesar da acolhida pouco calorosa, Munch irá viver nesta cidade até 1908. Em 1903, irá expor novamente em Berlim, desta vez na Galeria Cassirer.
Obras
As obras de Munch revelam um espírito trágico, repleto de doença e morte. Esses temas foram recorrentes na infância do artista, haja vista que perdeu sua mãe e irmãs na juventude. Além disso, ficou muito enfermo e fraco.
Por este motivo, solidão, melancolia, angústia, desespero, depressão e saudade são assuntos frequentes nas representações de Munch.
É comum, portanto, nos depararmos com pinturas e gravuras de rostos sem feições ou desfigurados, com expressões distorcidas e quase espectrais.
Sua obra mais emblemática, é sem dúvida, O Grito (1893). Além dela, outras obras que merecem destaque são:
A Menina Doente (1885)
Melancolia (1892)
A Voz (1892)
Amor e Dor (1893)
Cinzas (1894)
Puberdade (1895)
A Morte da Mãe (1899)
Reunião (1921)
Auto-Retrato (1940)
Entre o Relógio e a Cama (1940)
Filme
A história de pintor expressionista foi tema do filme "Edvard Munch" lançado em 1974 com direção do inglês Peter Watkins.