Artesão
O artesão é o profissional que domina todos os recursos existentes para a produção manual de objetos que lhe proporcionam a sobrevivência econômica. Normalmente ele não detém uma educação técnica, mas tem o dom de, com a ajuda de instrumentos e matéria-prima apropriados, criar o que se conhece como artesanato.
Esta arte engloba toda tessitura manual, elaborada quase sempre por uma única pessoa, portanto dificilmente ela é considerada um trabalho coletivo. Neste trabalho mais de 80% do objeto é produzido através da conversão do material utilizado pelo artesão em objeto artesanal. Geralmente o fruto desta criação reproduz a interação deste profissional com o contexto no qual ele está inserido, consistindo igualmente em um reflexo de sua vida cultural.
Este indivíduo sempre conta com recursos não automatizados, ou seja, de caráter artesanal, produzindo assim um produto singular e autêntico, normalmente de natureza cultural. Os objetos concebidos não precisam necessariamente ter uma finalidade comercial. À medida que a industrialização se desenvolve, com a consequente mecanização da produção, o artesanato cada vez mais ganha a conotação de instrumento da cultura popular, estendendo este status ao próprio artesão.
Há vários gêneros de artesãos, definidas conforme o objetivo deste profissional ao criar seus produtos. Aquele que visa despertar no público intensa admiração e devoção, valendo-se para esse fim de sua inventividade, poder criativo e habilidade, é considerado artesão-artista. Já o artesão-artesão é o profissional que tem em mente objetivos mais comerciais, produzindo assim objetos em série, mesmo que apenas com o auxílio de instrumentos básicos. Ele foca sua atenção particularmente na natureza prática da produção, elaborando objetos de cerâmica ornamentada, por exemplo, concebidos manualmente.
O artesão semi-industrial mescla técnicas manuais e industriais, partindo sempre de modelos prontos e outros mecanismos semi-automatizados, sendo portanto capaz de produzir inúmeros objetos iguais, como tigelas, jarros e potes de cerâmica, entre outros. O mestre artesão é aquele que se destaca em seu trabalho, provocando nos companheiros um profundo sentimento de admiração. Ele também apresenta uma tendência para transmitir aos outros os conhecimentos que detém, ligando-os às
gerações que se sucedem.
Normalmente estes profissionais instituem núcleos de artesãos, compostos de poucos membros, os quais possuem em comum o desejo de ampliar e aperfeiçoar o saber artesanal. Eles desenvolvem ações como administração, elaboração, disseminação, inserção no mercado de trabalho e educação, tudo ligado à produção artesanal.
Estes grupos também se dividem em vários tipos, de acordo com seus objetivos. Há os núcleos de produção artesanal, que visam a estruturação menos formal dos artesãos que atuam no mesmo campo; os
de produção familiar, compostos por pessoas da mesma família; e os mistos, formados por trabalhadores que produzem suas mercadorias com material e processos produtivos distintos, associados de maneira formal ou informal, para assim alcançarem metas comuns e fixarem juntos meios mais eficazes de divulgação e venda.
1 – Com base na leitura do texto, identifique qual das alternativas abaixo descreve de forma CORRETA as características de um artesão. *
a) O artesão é o profissional que geralmente não domina todos os recursos existentes para a produção manual de objetos que lhe proporcionam a sobrevivência econômica. Normalmente ele não detém uma educação técnica, mas tem o dom de, com a ajuda de instrumentos e matéria--prima apropriados, criar o que se conhece como artesanato.
b) O artesão é o profissional que domina todos os recursos existentes para a produção tecnológica de objetos que lhe proporcionam a sobrevivência econômica. Normalmente ele não detém uma educação técnica, mas tem o dom de, com a ajuda de instrumentos e matéria-prima apropriados, criar o que se conhece como artesanato.
c) O artesão é o profissional que domina todos os recursos existentes para a produção manual de objetos que lhe proporcionam a sobrevivência econômica. Normalmente ele detém uma educação técnica, mas tem o dom de, com a ajuda de instrumentos e matéria-prima apropriados, criar o que se conhece como artesanato.
d) O artesão é o profissional que domina todos os recursos existentes para a produção manual de objetos que lhe proporcionam a sobrevivência econômica. Normalmente ele não detém uma educação técnica, mas tem o dom de, com a ajuda de instrumentos e matéria-prima apropriados, criar o que se conhece como artesanato.
2 – Leia o texto com atenção e responda. Explique com suas palavras o trecho retirado no texto que diz “comunidade indígena é considerada o primeiro grupo de artesãos”. Lembre-se de apresentar exemplos de artesanato indígena que você já viu ou ouviu falar. *
Soluções para a tarefa
Oi Tudo bem?
Resposta:
1) Letra D
2)Resposta pessoal
Bons estudos!
Questão 1: A descrição correta de um artesão é definida em: Alternativa D:
- O artesão é o profissional que domina todos os recursos existentes para a produção manual de objetos [...] não detém uma educação técnica, mas [...] criar o que se conhece como artesanato.
Artesão é uma pessoa que realiza trabalhos manuais e fabrica peças totalmente exclusivas, e se dedica a vender seus produtos de uma forma particular, sem intermediários. Muitas vezes, ele até trabalha sob encomenda, fazendo peças para atender seus clientes.
Geralmente, os objetivos deste trabalho são artísticos, más eles lhe proporcionam a sobrevivência econômica. Eles costumam utilizar materiais naturais o que oferece, além de beleza, uma mensagem de respeito ao meio ambiente.
Questão 2: A “comunidade indígena é considerada o primeiro grupo de artesãos” devido a que eles foram os que criaram peças manualmente que servem como objetos para seu cotidiano que logo se tornaram artísticas para a sociedade.
Os indígenas elaboram artesanatos como a cestaria, por exemplo, a qual é a arte de tecer objetos para a vida cotidiana, tecendo ou enrolando uma fibra dobrável e flexível na natureza.
Outros tipos de artesanatos, por exemplo, são as carrancas (esculturas míticas), rede, canguru, Tipiti, bolsas, chapéus, bonecas de tecido, cerâmica, etc.
Saiba mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/30565461
https://brainly.com.br/tarefa/29261935