ARTE GREGA a. Localização geográfica da Grécia Antiga. b. Arquitetura (Características e principais monumentos construídos); c. Pintura (Características; onde mais aparecem; cores usadas e o que representavam); d. Escultura (Características; o que mais esculpiam; principais mestres da escultura grega); e. Teatro (Principais tipos de peças teatrais e seus criadores).
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
A) LOCALIZAÇÃO: a Grécia está localizada no continente europeu e limita-se com a Turquia (a leste e a nordeste), Albânia (a oeste), Bulgária e Macedônia (ao norte), além de ser banhada pelo Mar Egeu (a leste), Mar Mediterrâneo (ao sul) e Mar Jônico (a oeste)
B) ARQUITETURA; A característica mais evidente dos templos gregos é a simetria entre o pórtico de entrada e o dos fundos. O templo era construído sobre uma base de três degraus. O degrau mais elevado chamava-se estilóbata e sobre ele eram erguidas as colunas. As colunas sustentavam um entablamento horizontal formado por três partes: a arquitrave, o friso e a cornija. As colunas e entablamento eram construídos segundo os modelos da ordem dórica, jônica e coríntia.
C) PINTURA: A pintura grega encontra-se na arte cerâmica, porque, infelizmente, tivemos quase o desaparecimento total da pintura maior. Os vasos gregos são também conhecidos não só pelo equilíbrio de sua forma, mas também pela harmonia entre o desenho, as cores e o espaço utilizado para a ornamentação. Além de servir para rituais religiosos, esses vasos eram usados para armazenar, entre outras coisas, água, vinho, azeite e mantimentos. Por isso, a sua forma correspondia à função para que fossem destinados.
D) ESCULTURA: A estatuária grega nasceu para venerar os deuses. Mas os deuses gregos, contrariamente dos egípcios ou persas, são concebidos à imagem e semelhança do homem, têm paixões e pensamentos humanos. Na escultura, o antropomorfismo – esculturas de formas humanas – foi insuperável. As estátuas adquiriram, além do equilíbrio e perfeição das formas, o movimento.
As esculturas também ocupavam os tímpanos dos templos. Nas métopas colocavam-se cenas míticas com dois ou três personagens, com histórias de heróis, gigantes e centauros. No friso jônico, o artista tinha maior liberdade criativa, desenvolvendo uma ação sequenciada, numa secessão narrativa sem interrupção. Os temas mais utilizados eram as procissões, os desfiles e as corridas de cavalos.
E) TEATRO: Composto de três partes: cena, skéne, em grego, para os atores; a orquestra, konistra, em grego, destinado às evoluções , danças e cantos do coro; arquibancada, koilon, em grego, para os espectadores.
Um exemplo típico é o Teatro de Epidauro, construído, no séc. IV a.C., ao ar livre, composto por 55 degraus divididos em duas ordens e calculados de acordo com uma inclinação perfeita. Chegava a acomodar cerca de 14.000 espectadores e tornou-se famoso por sua acústica perfeita.
Resposta:
chira tensei em voce meu jutsu