ARTE GÓTICA
Surge no Norte da França no final do século XII o estilo gótico. É uma fusão de elementos clássicos, bizantinos e bárbaros e representa uma verdadeira revolução no domínio da arte, exprimindo-se, principalmente, através da arquitetura. Representa perfeita harmonia entra o exterior e o interior, formando um todo orgânico, cujos elementos se definem por sua função no conjunto. Os arcobotantes sustentam o peso das construções permitindo o aparecimento de grandes vãos livres, agora preenchidos pelos vitrais policromados, característica fundamental do estilo. Nas igrejas observa-se uma atmosfera de religiosidade com o predomínio do vertical, reforçando no homem o sentimento de pequenez e ânsia de conquista do infinito.
Os templos góticos mais famosos são: Catedral de Chartres, Catedral de Raims, Catedral de Colônia, Notre Dame de Paris, Westminster Catedral de Milão.
A escultura é normalmente integrada à arquitetura, sem, contudo subordinar-se a ela, e a expressividade se concentra mais nos rostos das figuras que nos movimentos.
A pintura de caráter bidimensional é substituída pelo vitral policromado, cujos admiráveis efeitos plásticos e luminosidade difusa criam um ambiente de recolhimento e piedade.
No inicio da era cristã a atividade teatral é combatida pela igreja, pois seus temas são considerados anti-religiosos. Com isso a arte dramática é somente apresentada nas feiras, sendo realizadas por atores pertencentes às camadas inferiores da população, que não se importam se seguir rigorosamente as ordens religiosas. Mas, a partir do século X, a igreja passa a dedicar maior interesse ao teatro. Nesta época muitas peças de caráter litúrgico são escritas por sacerdotes, marcado o período do teatro sagrado, onde aparecem os Mistérios e os milagres.
A música ficando também sob a orientação da igreja, sofre fundamentais modificações. Somente músicas litúrgicas, inspiradas pela nova fé, são aceitas e usadas em todas as cerimônias religiosas.
O ritmo, com seu efeito contagiante sobre o corpo, predominavam em toda a música da antiguidade. Com o Cristianismo surge a preocupação com a alma do indivíduo e por isso a predominância do ritmo dá lugar a um outro elemento musical: a melodia, que age com profundidade no coração das pessoas. E interessa à igreja comunicar-se com o coração dos fies.
Um dos primeiros membros do clero a preocupar-se com o problema musical é santo Ambrósio, bispo italiano da cidade de Milão. Depois de um trabalho de intensa pesquisa, faz uma relação das músicas existentes na época e introduz outras mais adequadas ao espírito cristão. As músicas introduzidas por santo Ambrósio recebem o nome de Canto Ambrosiano, que passa a ser usado em toda a diocese de Milão.
Duzentos anos mais tarde, no século VI, quando está em vigência o estilo Românico, o papa São Gregório prossegue o trabalho iniciado por santo Ambrósio, compondo novas músicas que são reunidas no livro Antifonário, que passa a ser usados pelos católicos. É chamado Canto Gregoriano.
É no século XI que Guido D’Arezzo, monge beneditino, batiza as notas musicais.
Até no século IX as músicas litúrgicas são cantadas a uma voz. É a música monódica. Durante a vigência do estilo gótico o canto gregoriano cantado em uníssono dá lugar à polifonia, canto em duas ou três vozes, que inicia a música renascentista.
ATIVIDADE
1) Com as palavres que completam as colunas abaixo, preencha as cruzada:
1 G
2 Ó
3 * T
4 * I
5 C
6 O
1. A partir do século X, muitas peças teatrais de caráter __________________ foram escritas por sacerdotes;
2. O estilo ___________________ representa a fusão de elementos clássicos, bizantinos e bárbaros;
3. Na idade Média a _________________________ era somente apresentada nas praças e feiras;
4. Um dos primeiros membros do clero a preocupa-se com o problema musical foi_____________________________;
5. A música cantada a uma só voz é chamada de _______________________;
6. O canto gregoriano foi reunido em um livro chamado de ____________________.
2) De acordo com o texto complete:
a) A pintura de caráter _________________________ é substituída pelo _________________________________.
b) No inicio da era __________________________ a atividade _____________________ foi substituída pela ______________________ pois seus temas eram considerados ______________________________.
c) É __________________________________ quem continua o trabalho musical iniciado por Santo Ambrósio. É chamado ____________________________.
3) Responda:
a) Quem batizou os nomes das notas musicais?
b) Quais os templos mais famosos da arte gótica?
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
eu sou católico cristão e evangélicos sao religiões enventadaa por pessoas só existe católico
ko1903512:
AAAAAAAAAAAA AAAAAAAAAAAA AAAAAAAAAAAA AAAAAAAAAAAA AAAAAAAAAAAA AAAAAAAAAAAA AAAAAAAAAAAA AAAAAAAAAAAA AAAAAAAAAAAA AAAAAAAAAAAA AAAAAAAAAAAA AAAAAAAAAAAA AAAAAAAAAAAA AAAAAAAAAAAA AAAAAAAAAAAA AAAAAAAAAAAA AAAAAAAAAAAA AAAAAAAAAAAA AAAAAAAAAAAA AAAAAAAAAAAA
Perguntas interessantes