ARTE E HISTÓRIA – IDEIA E OPINIÃO A arte pode comunicar uma ideia? Sobre o que a arte fala? Que ideia ela transmite? Os objetos do cotidiano podem comunicar. Em épocas de governos ditatoriais, por exemplo, muitos objetos foram utilizados artisticamente como “armas” na resistência contra a opressão, como o que aconteceu no Brasil entre 1964 e 1985. Eram tempos de censura e medo, que impunham o silêncio à maioria da população. Quem ousava expor suas ideias podia ter sua liberdade e até a própria vida ameaçada pela ditadura militar. O jornalista Vladimir Herzog, uma das centenas de pessoas que morreram pelo direito à democracia no Brasil durante a ditadura, foi assassinado na prisão em São Paulo, no ano de 1975. Sua morte fez crescer a ocorrência de manifestações públicas e artísticas em prol do fim da repressão política e a luta por um estado democrático, em que os direitos civis pudessem ser respeitados. Mesmo quando é proibido dizer o que se pensa, é próprio da natureza humana encontrar meios para se expressar. A arte é uma dessas maneiras. Cildo Meireles (1948-), artista plástico carioca, criou a obra Inserções em circuitos ideológicos: Projeto cédula, na qual ele carimbou a frase “Quem matou Herzog?” sobre cédulas de dinheiro. O artista realizou essa intervenção no mesmo ano da morte do jornalista. Como o artista usou cédulas de dinheiro corrente, era quase impossível saber de quem era a autoria daquele tipo de arte, e o artista pôde levar suas ideias ao público. A arte não estava nos museus, mas nas ruas, e foi ao encontro das pessoas em suas ações mais corriqueiras, como o uso de uma nota de dinheiro. Trata-se de uma arte conceitual, uma voz que circula e sussurra nos ouvidos do cotidiano pedindo justiça e liberdade em quaisquer situações nas quais não sejam respeitadas.
1- O que a fotografia mostra? Há indícios de tempo e lugar na imagem? Quais?
2- Se você recebesse uma cédula de dinheiro como essa, a pergunta carimbada nela afetaria você? Você procuraria respondê-la, ou saber sua resposta?
3- Em que sentido você acha que a ação mostrada na imagem foi uma forma de driblar a censura? 4- Como as embalagens retornáveis de coca-cola podem ter a mesma função das cédulas carimbadas?
>> Observe as fotos abaixo e a partir da leitura do texto responda as questões que tratam da arte como forma de resistência.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Resposta:
Sim . A arte fala sobre a cultura. Transmite a história dos nossos antepassados. 1 sim , ha indícios do que se foi vivido na quela época. 2 Sim .3 Em modo de pedir resposta que eram escondidas do povo, por causa da censura. 4 A embalagem vai ser reaproveitada e fazer o bem para o meio ambiente, e as cédulas implantariam a dúvida na cabeça da sociedade.
Explicação:
Perguntas interessantes